Prêmio: O Agente Secreto vence o Spirit Awards como Melhor Filme Internacional
Por Redação Terça-Feira, 17 de Fevereiro de 2026
O cinema brasileiro viveu uma noite histórica no domingo (15). O longa-metragem O Agente Secreto venceu o Spirit Awards na categoria de Melhor Filme Internacional. A produção, dirigida por Kleber Mendonça Filho, consolidou o favoritismo em uma das premiações mais importantes do cinema independente mundial, realizada nos Estados Unidos.
Esta foi a terceira indicação do cineasta pernambucano à premiação e sua primeira estatueta. Em um discurso emocionante, Kleber Mendonça Filho dedicou a conquista aos programadores de cinema e aos jovens cineastas. “Cinema é uma manifestação da própria memória e um ato político”, afirmou o diretor, que também prestou homenagem ao ator alemão Udo Kier, integrante do elenco falecido em novembro de 2025.
Dobradinha Brasileira: Adolpho Veloso vence Melhor Fotografia
Além do sucesso de “O Agente Secreto”, o Brasil brilhou em outra categoria técnica de peso. O cineasta Adolpho Veloso levou o prêmio de Melhor Fotografia por seu trabalho no filme “Sonhos de Trem”. A vitória foi anunciada pelo ator Wagner Moura, protagonista de “O Agente Secreto”, que celebrou visivelmente a conquista do compatriota no palco.
Ao receber o troféu, Veloso destacou os desafios da profissão:
“É tão difícil fazer o que fazemos. Costumamos enfrentar grandes crises… Este prêmio vai para todos que participaram do filme”, declarou o fotógrafo.
O Film Independent Spirit Awards é amplamente reconhecido como o “Oscar do cinema independente”. A vitória de uma produção brasileira nesta vitrine aumenta significativamente as chances de distribuição global e visibilidade em outras premiações da temporada. O reconhecimento de “O Agente Secreto” e “Sonhos de Trem” reforça o vigor técnico e narrativo do audiovisual produzido no Brasil atualmente.