Compartilhe

Pintura em estátua gera polêmica na cidade de Itaporanga

Por Diamante online    Domingo, 24 de Maio de 2020


Uma pintura feita na estátua de Praxedes Pitanga, em Itaporanga (PB), tem causado polêmica na cidade. A escultura, originalmente feita em pedra, foi pintada de amarelo durante uma revitalização realizada no município. Segundo moradores, a tinta usada foi de uma sobra que seria utilizada para pintar os meios-fios.

O resultado não agradou parte da população, que viu a iniciativa como falta de respeito.

Nas redes sociais, internautas se revoltaram com a nova aparência do monumento e comentaram o fato. "Sem necessidade fazer isso com a homenagem a um homem ilustre", escreveu um. “Ficou ridículo”, digitou outro. 

Para o advogado itaporanguense Paulo Cézar Conseva, a pintura foi um desrespeito com a história do município. Em uma nota publicada, ele afirmou que o ato é um “vilipêndio” à cultura itaporanguense.

“Simplesmente ridícula e de péssimo gosto a iniciativa, que tratou o patrimônio público municipal, exatamente o ícone de um dos mais elevados itaporanguenses, como se fosse a guia de concreto que demarca o caminho de veículos. Dr. Pitanga merece respeito. Nossa história merece cuidado”, escreveu.

Ele também pediu para a administração restaure a escultura e deixe-a da forma original para que haja tratamento adequado à estátua do Dr. Pitanga.

Antes e depois da pintura

Diante da polêmica, o ouvidor do município falou, por meio de um áudio, sobre o caso e afirmou que a cor não pode permanecer essa. De acordo com ele, a administração municipal não autorizou ou ordenou essa pintura amarelada e afirmou que entrará em contato com o construtor responsável para saber qual finalidade dará à estrutura.

Quem foi Praxedes Pitanga

Praxedes da Silva Pitanga (1896 | 1991) foi uma importante figura para a construção do município itaporanguense. Promotor de Justiça e advogado, ele se elegeu prefeito e transformou a antiga Misericórdia (nome da então vila) na atual Itaporanga.

Dr. PRAXEDES PITANGA

Exige-se respeito para com nosso patrimônio público, adicionado de bom gosto estético

 Neste 24 de maio de 2020, quando Itaporanga celebra os 96 anos de Padre José Sinfrônio, um gigante para nossa fé, nossa cultura e nosso desenvolvimento, ficamos todos estupefatos ao ver a forma desrespeitosa com que foi tratada a estátua de um dos maiores e mais proeminentes filhos desta terra de Misericórdia.

Na Praça da Prefeitura Municipal, a estátua do grande PRAXEDES DA SILVA PITANGA (* 1896 | + 1991), foi pintada com o resto de tinta amarela que servira à pintura do meio-fio.

Que imagem mais tosca!

Simplesmente ridícula e de péssimo gosto a iniciativa, que tratou o patrimônio público municipal, exatamente o ícone de um dos mais elevados itaporanguenses, como se fosse a guia de concreto que demarca o caminho de veículos.

Dr. Pitanga merece respeito. Nossa história merece cuidado. Nossa gente merece dignidade por seu patrimônio.

Promotor de Justiça, Advogado e Político, Pitanga assumiu os cargos de Prefeito de Itaporanga, Deputado Estadual e Deputado Federal. Foi também Vice-Procurador Geral de Justiça do Estado.

Sob sua administração, a cidade de Misericórdia passou a ser chamada Itaporanga.

Homem de inteligência, bravura e honradez incontestáveis, amou sua terra como poucos.

De certo modo, sua atuação política e profissional serviu de guia para muitas gerações, inclusive para mim. Por essa razão, vejo-me desrespeitado com essa situação de péssimo gosto.

A conservação de um bem público, nomeadamente quando à intervenção se dá contornos de “restauração”, não se pode fazer de todo modo, sem critérios, sem bom gosto, sem carinho estético. É como se o amadorismo tomasse conta até mesmo de nossas consciências. Isso é inadmissível.

Agora, quando a memória histórica de nosso povo é vilipendiada com ato tão grosseiro, senão irresponsável e ignóbil, faço apelo público à Administração Municipal para que dê tratamento adequado à estátua do Dr. Pitanga, restaurando-lhe os aspectos originais da escultura.

Viva Itaporanga!
Viva nossa história!

Itaporanga, 24.V.2020.

PAULO CÉSAR CONSERVA
Advogado

 
« Voltar

NO SERTÃO

Nova diretoria do Fórum de Turismo Vale dos Sertões é eleita

CULTURA

Historiador Romildo de Sousa será o homenageado do Troféu AQJP 2024

Veja também...

DESENVOLVIMENTO

Prefeitura de Quixaba lança 2º acompanhamento do Programa Bolsa Família em 2024

FESTA GRANDE

AQJP abre oficialmente calendário junino de Patos com 7ª edição do Arrasta Drilha

NO SERTÃO

Arsenal da Barragem da Farinha leva título no municipal de futebol de Cacimba de Areia