Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Morre Udo Kier, ator no elenco do filme 'O agente secreto', aos 81 anos

Por O Globo   Segunda-Feira, 24 de Novembro de 2025

Morreu neste domingo (23), aos 81 anos, o ator alemão Udo Kier. A informação foi veiculada pela revista "Variety" e confirmada pelo artista visual Delbert McBride, com quem Udo era casado. A causa da morte não foi revelada pelos familiares.

Com uma carreira profícua e multifacetada — refletida em trabalhos que somam mais de 250 filmes ao longo de seis décadas —, ele se notabilizou como corpo, rosto e voz de personagens muitíssimo diversos, em narrativas marcadas por diferentes linguagens e gêneros, do terror à comédia, do drama à ficção científica, do suspense ao erótico.

Nos últimos anos, estabeleceu uma forte conexão com o Brasil, ao integrar o elenco de "Bacurau" (2019) e o atualmente em cartaz "O agente secreto" (2025), ambos dirigidos pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho.

A feição singular e os olhos azuis hipnotizantes se tornaram uma marca registrada do incansável ator nascido em Colônia, na Alemanha, em meio à Segunda Guerra Mundial, num hospital bombardeado instantes após o parto. Aos 16 anos, mudou-se para o Reino Unido com a intenção de estudar inglês e ali deu os primeiros passos na carreira artística, ainda que negasse o desejo pelo ofício de ator. Dois anos depois, em solo britânico, aceitou um convite do diretor Michael Sarne para encarnar um gigolô no curta-metragem "Road to Saint Tropez" (1966).

De volta a Alemanha, tornou-se presença recorrente em pequenas produções locais. Aos poucos, ganhou fama entre o público — e logo passou a fazer parte do seleto grupo de atores que trabalhavam com o cultuado diretor Rainer Werner Fassbinder. Na década de 1970, projetou-se mundialmente ao realizar parcerias com Paul Morrissey e Andy Warhol, em "Carne para Frankenstein" (1973) e "Sangue para Drácula" (1974), narrativas com alta voltagem sexual.

O ator alemão Udo Kier — Foto: Reprodução/Instagram
O ator alemão Udo Kier — Foto: Reprodução/Instagram

Nos anos 1990, o homem de traços expressivos e misteriosos — até então conhecido por produções experimentais, incluindo o controverso "A história de O" (1954), drama erótico baseado no romance francês homônimo — foi fisgado por Hollywood. Dali em diante, a diversidade se tornou regra para a escolha de trabalhos do artista, que esteve no elenco de filmes como "Ace Ventura — Um detetive diferente" (1994) e "Blade: o caçador de vampiros" (1998).

 

Parceria com Kleber Mendonça Filho

 

Udo Kier esteve a primeira vez no Brasil durante as filmagens de "Bacurau" (2019). No thriller de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ele interpreta Michael, figura que integra um grupo de caçadores que aterrorizam a cidade fictícia que dá nome ao filme.

Udo Kier e Sônia Braga nos bastidores do filme 'Bacurau' (2019) — Foto: Divulgação
Udo Kier e Sônia Braga nos bastidores do filme 'Bacurau' (2019) — Foto: Divulgação

"O Kleber e o Juliano me lembram, na maneira que eles trabalham com a direção de atores, o Lars Von Trier, no sentido de que dizem: 'Não atue!'. Algumas pessoas acham que 'não atuar' é fácil, mas é mais difícil do que atuar. E essa foi a minha sensação enquanto fazia 'Bacurau', tendo esses dois diretores", contou Udo Kier, em entrevista ao Canal Brasil, à época do lançamento do longa, em 2019.

Em "O agente secreto", Udo Kier faz uma pequena participação ao interpretar um alfaiate judeu, vítima dos nazistas, e que tem um diálogo breve com o protagonista Marcelo (Wagner Moura).

 

Famosos lamentam perda

 

Artistas brasileiros que contracenaram com Udo Kier lamentaram a perda do colega por meio de homenagens nas redes sociais. "Que notícia triste. Das tantas pessoas que conheci na vida, ele foi alguém com quem sempre mantive contato. Trocávamos e-mails, poucas palavras, uma lembrança nos aniversários, algo simples, mas sempre com muito amor", escreveu Sônia Braga, uma das protagonista de "Bacurau", por meio de publicação no Instagram.

 

Kleber Mendonça Filho e Udo Kier à frente do Edifício Oceania, que serviu de cenário para o filme 'Aquarius' (2016) — Foto: Reprodução/Instagram
Kleber Mendonça Filho e Udo Kier à frente do Edifício Oceania, que serviu de cenário para o filme 'Aquarius' (2016) — Foto: Reprodução/Instagram

Karine Teles, que também trabalhou com Udo Kier em "Bacurau", publicou uma série de fotos do artista por meio dos Stories no Instagram. "Viva Udo", escreveu ela.

O perfil oficial de "O Agente Secreto", também no Instagram, prestou um tributo ao ator. "Uma grande lenda do cinema, Udo Kier nos deixou hoje, aos 81 anos. O ator alemão já havia colaborado com Kleber Mendonça Filho antes em 'Bacurau', codirigido com Juliano Dornelles, e tem uma participação especial em 'O agente secreto'. Udo esteve em Recife em 2024 para participar das filmagens do longa e esteve presente, recentemente, em alguns eventos relacionados à estreia do filme, como a apresentação e Q&A do longa com o diretor Kleber Mendonça Filho, semanas atrás, nos Estados Unidos."

« Voltar

Veja também...

ADORAÇÃO

Com Ana Paula Valadão, DT Worship lança seu primeiro álbum 'De Nós Se Lembrará'

Publicado em Terça-Feira, 6 de Janeiro de 2026
Com Ana Paula Valadão, DT Worship lança seu primeiro álbum 'De Nós Se Lembrará'

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Jessica Meira

Jessica Meira: Uma loira espetacular

Publicado em Segunda-Feira, 5 de Janeiro de 2026
Jessica Meira: Uma loira espetacular