Morre Augusto Bonequeiro, o ‘Chibata’, da Hora do Chibata
Por Joaquim Neto - Click PB Terça-Feira, 4 de Novembro de 2025
Morreu nesta terça-feira (4) o humorista pernambucano Augusto Bonequeiro, aos 74 anos. Augusto ficou bastante conhecido na Paraíba por comandar, por anos, o programa ‘A Hora do Chibata‘, na TV Tambaú. A causa da morte do humorista ainda não foi confirmada. Ele sofria há alguns anos com a doença de Parkinson.
Segundo informações do Jornal O Povo, do Ceará, o quadro de saúde de Augusto se agravou após a pandemia da Covid-19. No fim de 2024 foi realizada uma campanha solidária com objetivo de arrecadar fundos para o tratamento de uma pneumonia contraída pelo artista, que passou pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Fortaleza.
Conforme o Diário do Nordeste, Augusto também tinha sido diagnosticado com Alzheimer. Bonequeiro residia em uma casa de repouso, no Ceará. Devido a morte do pernambucano, radicado cearense, hoje (4) a Assembleia Legislativa do Ceará prestou um minuto de silêncio.
Ainda não há detalhes sobre o velório e sepultamento do humorista.
Sobre Augusto Bonequeiro
Augusto é natural de Escada, zona da Mata Pernambucana, ele descobriu o universo dos bonecos enquanto lecionava educação artística, adaptando o ensino teatral às escolas públicas.
Durante sua carreira, o humorista destacou-se como diretor do Theatro José de Alencar (1986-1987) e com personagens memoráveis como ‘Seu Encrenca’, no programa ‘Bodega do Encrenca’ e ‘Salomão Chibata’, no ‘A Hora do Chibata. Os programas foram exibidos por mais de uma década, respectivamente na TV Jangadeiro (afiliada ao SBT no Ceará) e TV Tambaú (afiliada ao SBT na Paraíba).
Relembre o personagem ‘Chibata’, interpretado por Augusto Bonequeiro: