Compartilhe

Jornalista Janaína Araújo lança livro 'Caçadora de Pedras e Cobras'

Por Wscom    Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2024


A jornalista e escritora Janaína Araújo estreia na poesia com o livro Caçadora de Pedras e Cobras, publicado pela Editora Dromedário. O lançamento ocorrerá nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, às 19h, na Casa Caratelli, em João Pessoa (Rua Maria Loureiro França, 45, Cabo Branco).

Com versos caudalosos e envolventes, Janaína Araújo apresenta uma poesia que é leve como o assobio dos ventos, mas também um soco visceral. Em sua obra inaugural, a autora mergulha nas experiências do feminino, trazendo reflexões sobre os prazeres, desafios e dores que atravessam a trajetória das mulheres, desde a infância até a menopausa.

“Este livro trata da honestidade do corpo e de entrar em contato com a nossa natureza livre”, afirma Janaína Araújo, que se aventura pelo campo da poesia com um olhar orgânico e autêntico. A obra traz um eu-lírico que renasce e se revela, dança, brinca, ama e goza sem pudor, refletindo a força do feminino em suas formas mais puras: revelação, mistério, dor e delícia.

O prefácio é assinado pela jornalista Angélica Lúcio, que destaca a intensidade e verdade da poesia de Janaína, comparando sua obra ao sagrado feminino presente em fábulas como as analisadas por Clarissa Pinkola Estés (Mulheres que correm com os lobos) e às histórias contadas por Eve Ensler (Os Monólogos da Vagina). Já a leitura crítica e a preparação do texto ficaram a cargo da poetisa Marília Valengo.

Ao longo das páginas de Caçadora de Pedras e Cobras, o leitor é convidado a um mergulho profundo na essência do feminino. Um lago, um rio, um oceano de memórias, experiências e forças ancestrais. A poesia de Janaína é um convite à liberdade, às delícias do corpo e à coragem de viver o prazer e as verdades da própria história.

O evento será aberto ao público e contará com a presença da autora, que também compartilhará momentos especiais de leitura e bate-papo sobre o processo criativo do livro. Uma noite de celebração da poesia, da arte e do feminino.

O projeto do livro Caçadora de Pedras e Cobras é realizado com recursos do Governo Federal, com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do governo da Paraíba. O livro conta ainda com o apoio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.

Além do lançamento, o projeto incluiu encontros de escrita criativa com grupos de mulheres nas cidades de Monteiro e Sumé. Foram realizados 7 encontros com o grupo de leitura Clube do Livro As Literárias, que reúne mais de 20 mulheres que se encontram regularmente para ler e compartilhar experiências literárias.

Serviço:

  • O quê: Lançamento do livro Caçadora de Pedras e Cobras, de Janaína Araújo
  • Quando: Sexta-feira, 13 de dezembro, às 19h
  • Onde: Casa Caratelli – Rua Maria Loureiro França, 45, Cabo Branco, João Pessoa
  • Editora: Dromedário
  • Entrada: Gratuita
« Voltar

LUTO

Nana Caymmi morre aos 84 anos, no Rio de Janeiro

CULTURA

AQJP participa do encontro do Programa Birôs Criativos, em Patos

Veja também...

NA PARAÍBA

Adriano Galdino garante que nome de Hugo Motta já é consenso na chapa majoritária em 2026

ELEIÇÕES 2026

Hugo Motta defende pesquisa eleitoral para definição de chapa majoritária ao Governo da Paraíba

FORA DA CADEIA

Collor deixa presídio e cumprirá pena em cobertura de 600 m² em Maceió