Compartilhe

Paulinho da Viola, o 'príncipe do samba', completa 80 anos

Por Wscom    Domingo, 13 de Novembro de 2022


O cantor e compositor Paulinho da Viola, um dos mais consagrados sambistas do Brasil, completa 80 anos neste sábado (12).

Ele é uma das maiores expressões da Música Popular Brasileira. Violonista, cavaquinista, bandolinista, cantor e compositor de samba e choro brasileiro, é conhecido por suas harmonias sofisticadas e sua voz suave e gentil. É um dos baluartes da Escola de Samba da Portela.

No início de sua carreira, em 1963, foi na companhia do compositor Hermínio Bello de Carvalho ao Zicartola, bar e restaurante fundado por Cartola e a Dona Zica na Rua da Carioca que se convertera em um reduto de sambistas, chorões artistas, intelectuais e jornalistas. Lá o jovem Paulinho acompanhava, no cavaquinho ou no violão, compositores e intérpretes e também se apresentando cantando músicas de outros autores e, após fazer um show com o compositor Zé Ketti, foi incentivado pelo mesmo a cantar suas próprias músicas no Zicartola.

Naquele inpicio de carreira, Paulinho da Viola foi parceiro de nomes ilustres do samba carioca, como Cartola, Elton Medeiros e Candeia, entre outros.

Ele se tornou um dos maiores compositores de samba, além de choros e se tornou uma das maiores expressões da Música Popular Brasileira.

Entre as melhores criações de um repertório imenso e belo, destacam-se Foi um Rio Que Passou Em Minha Vida, Timoneiro, Argumento, Dança da Solidão, Sinal Fechado, Pecado Capital, Sei Lá Mangueira, Meu Mundo é Hoje.

« Voltar

EM ALTA

Documentário sobre o presidente Lula será exibido em Cannes

HOMENAGEM

Pinto do Acordeom é homenageado na 5ª edição do Forró à Bessa

Veja também...

TRAGÉDIA

[VÍDEOS] Van com estudantes bate em retroescavadeira e mata duas pessoas entre São Bento e Paulista

NO SERTÃO

1º Workshop de produção de documentários em Malta foi um sucesso

EM ALTA

Documentário sobre o presidente Lula será exibido em Cannes