Compartilhe

Dia do Nordestino: 3 filmes para celebrar o nordeste brasileiro

Por Anna Barros/ Portal WSCOM    Terça-Feira, 8 de Outubro de 2024


Nesta quarta-feira (8) comemora-se o Dia do Nordestino. A região Nordeste, embora seja repleta de pluralidades culturais, sociais, geográficas e econômicas, muitas vezes é atrelada somente aos estereótipos midiáticos que não são capazes de representar a grandeza nordestina. Por isso, o Portal 40 GRAUS fez uma seleção de 3 filmes com produtores, diretores ou atores nordestinos para celebrar essa data.

A escolha do dia 8 de outubro foi feita para homenagear o poeta popular, cantor e compositor Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré. O artista nasceu na cidade de Assaré, interior do Ceará, no ano de 1909. Devido ao seu impacto na cultura nordestina, a data de seu nascimento foi escolhida para ser criada a lei municipal da cidade de São Paulo, mas que posteriormente fosse espalhada por todo Brasil.

Aquarius

Aquarius (2016) é protagonizado pela atriz Sônia Braga e dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. A trama, que se passa em Recife, acompanha uma jornalista aposentada na luta contra o assédio de uma construtora que pretende demolir o edifício em que passou toda a sua vida.

Pacarrete

Pacarrete (2020) é estrelado pela atriz paraibana Marcélia Cartaxo e dirigido por Allan Deberton. Allan, inclusive, é da mesma cidade onde toda história acontece: Russas, cidade do interior do Ceará. Em meio a uma cidade calma, Pacarrete é uma bailarina aposentada e cheia de energia que se recusa a ficar longe dos palcos. A todo momento a artista é desacreditada, mas ela tem em mente se apresentar no palco principal da festa que comemora o aniversário da cidade.

O Auto da Compadecida 2

Embora O Auto da Compadecida (2000) dispense apresentações, sua indicação é válida em todas as épocas. O filme é uma adaptação do livro que leva o mesmo nome, escrito pelo romancista paraibano Ariano Suassuna. Neste ano, a obra terá uma continuação que tem o dia 25 de dezembro como data de estreia. Para a alegria dos fãs, os amigos João Grilo e Chicó vão se reencontrar após 25 anos para mais aventuras, em Taperoá, município paraibano.

« Voltar

CULTURA

Escritor de Santa Luzia lançará dois livros na Bienal do Rio em junho

NA TELONA

Filme de patoense encanta plateia na Funesc, em João Pessoa

Veja também...

NA PARAÍBA

Funcionário dos Correios na PB é preso suspeito de desvio de encomenda

POLÍTICA

Prefeita Rosalba Mota nega que tenha conversado com Vavá Marques sobre política

DESENVOLVIMENTO

São José do Bonfim é representada em encontro de administradores sobre impactos da Reforma Tributária