Coletivo Derréis de Patos participa do VII Festival internacional de Folclore e Arte em Taperoá
Por Assessoria Terça-Feira, 28 de Outubro de 2025
Chegando em sua sétima edição, o Festival Internacional de Folclore e Artes do Cariri (FIFAC) reúne mais de 600 artistas, artesões, mestres da cultura, produtores culturais, professores e pesquisadores. com a participação de 28 grupos nacionais e internacionais, serão apresentados 15 espetáculos em praça pública, totalizando mais de 50 horas de apresentações.
O Festival Internacional de Folclore do Cariri é uma realização do Pontão de Cultura Cariri Território Cultural - Universidade Leiga do Trabalho, da Prefeitura de Taperoá, uma promoção do IOV Secção Brasil - Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, em parceria com o Consorcio Intermunicipal São Saruê, UFCG, IFPB, SEBRAE, Ministério da Cultura, IOV BRASIL, Coliga - titularidade da Fundação Roberto Marinho (“FRM”); e a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (“OEI”) Fórum de Cultura e Turismo do Cariri PB,da Prefeitura de Taperoá em parceria com diversas instituições culturais, acadêmicas e governamentais.
O Ponto de Cultura Coletivo Derréis está ativamente na colaboração do evento como Guias e assessoramento dos palestrantes do VII FESTIVAL INTERNACIONAL.
O Salão Internacional de Artesanato conta com mais de 48 artesãos , gerando um volume de negócios superior a 130 mil reais. Além disso, está sendo promovidos oficinas de treinamento em 25 escolas das redes municipais, estaduais e privadas, alcançando cerca de 3.500 alunos e envolvendo mais de 1.500 jovens em atividades culturais.
O festival reafirma seu compromisso com a valorização e difusão das tradições populares, fortalecendo a cultura da região do Cariri.
Um dos principais objetivos do Coletivo Derréis é o intercâmbio cultural, e no papel de articulador para que Patos receba a VIII edição.