Compartilhe

O maior carrego de Campina Grande: Quem foi Biliu de Campina?

Por Anna Barros/ Portal WSCOM    Terça-Feira, 9 de Julho de 2024


Nesta segunda-feira (08), aos 75 anos, Severino Xavier de Souza, mais conhecido como Biliu de Campina, deixou o coração de todos os apreciadores de sua música mais triste com o seu falecimento. Biliu foi cantor, compositor e advogado, com sua carreira iniciada na música por volta de 1978.

Natural de Campina Grande, Severino veio de uma família de músicos e se auto-intitulava como “o maior carrego de Campina Grande”. O artista, que teve a influência do forró desde a infância, incorporou todo o bom humor nordestino em várias de suas letras de duplo sentido.

Biliu foi formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), entretanto, ele largou a advocacia pela música e fez sucesso com através de seu “forró tradicional”. Inclusive, ele gostava de frisar o gênero, pois já criticou o ‘forró eletrônico’ e o ‘forró universitário’.

Com influências de Jackson do Pandeiro, Biliu lançou três discos independentes: Tributo a Jackson e Rosil, Forró o Ano Inteiro e Matéria Paga. O cantor lançou também dois CDs independentes, sendo esses: Do Jeito que o Diabo Gosta e Forrobodologia.

Em um evento particular em Campina Grande, em março do último ano, Biliu fez sua última aparição. Ele foi homenageado na data. Mas neste ano, o cantor iria se apresentar no Maior São João do Mundo, no entanto, o show foi cancelado dois dias antes de sua última internação.

No mesmo evento, dias depois, ele foi homenageado no palco principal por Zezé di Camargo e Luciano.

O artista havia sido entubado na UTI após apresentar dificuldades para respirar. Ele já apresentava comorbidades como hipertensão e diabetes. A sua morte foi devido a uma parada respiratória.

Entretanto, as fragilidades na saúde de Biliu já foram apresentadas quando, em 2022, ele foi internado no Hospital Municipal Pedro I, em Campina Grande, com um quadro de congestão pulmonar.

« Voltar

CULTURA

Casa onde Ariano Suassuna viveu foi transformada em museu em Taperoá

CULTURA

Filmes e séries baseados na obra do paraibano Ariano Suassuna

Veja também...

FLAGRANTE

Apreendido em Patos carro roubado flagrado por câmeras da PM

ROMANTISMO

Falta um mês para o show de Fábio Jr. em João Pessoa

MAIS SAÚDE

Hospital Regional de Patos passará a contar com neurocirurgiões no começo de 2025