Pontão de Cultura Coletivo Derréis finaliza Caravana para formação da Rede Sertão Cultura Viva
Por Assessoria Segunda-Feira, 12 de Janeiro de 2026
O Pontão de Cultura Coletiva Derréis finalizou a “Caravana Rede Sertão Cultura Viva" na última sexta-feira, dia 9 de janeiro, na cidade de Sousa, reunindo cerca de mais de dez Pontos de Cultura da cidade.
A Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) no Brasil é uma política pública de base comunitária que visa reconhecer, valorizar e apoiar iniciativas culturais já existentes nas comunidades, como os Pontos de Cultura, promovendo a cidadania cultural, a diversidade e a participação social. Instituída pela Lei Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014), ela busca democratizar o acesso à cultura através de parcerias entre governo e sociedade civil, fomentando projetos de diversas naturezas (indígenas, afro-brasileiras, urbanas, etc.) com recursos, capacitação e visibilidade, garantindo que a cultura seja um direito e um pilar de desenvolvimento.

Principais características:
Base Comunitária: Foca no que a sociedade civil já faz, apoiando grupos e coletivos culturais de base.
Direito à Cultura: Entende o acesso cultural como um direito social e um dever do Estado.
Gestão Compartilhada: Estimula a participação da sociedade na elaboração e gestão das políticas culturais.
Diversidade e Inclusão: Valoriza manifestações culturais diversas (indígenas, populares, afro-brasileiras, LGBTQIA+, etc.) e combate preconceitos.
Rede de Pontos de Cultura: Articula essas iniciativas em uma rede nacional (Pontos e Pontões de Cultura) para troca de experiências e recursos.
Fomento e Apoio: Oferece recursos financeiros (via leis como Aldir Blanc e Paulo Gustavo, e PNAB), capacitação, desburocratização e visibilidade.
O Pontao de Cultura Coletivo Derréis finalizou a caravana que percorreu vários municípios do sertão Paraibano no intuito de organizar a Rede Sertão Cultura Viva.
O Pontão Coletivo Derréis agradece pela receptividade de todos os pontos do sertão, que entendem a importância da organização dos pontos de cultura.
Foram mais de 2000 km percorridos no Sertão paraibano, reunindo e dialogando sobre os Pontos de Cultura e sua importância na organização dessa política pública no Estado da Paraíba.
A Política Nacional Cultura Viva completou 20 anos o ano passado e tem como principal intuito , organizar mobilizar e articular os Pontos de Cultura dos Estados do Brasil na construção de uma politica participativa e ampla, e que possa de fato, chegar arte e cultura aos que mais necessitam.
Para a presidenta do Pontão Coletivo Derréis, Perla Alves, seu sentimento é de muita satisfação pelo acolhimento dos movimentos culturais do Sertão paraibano por meio dos Pontos de Cultura, que entenderam sua importância e a sua organização para o fortalecimento dessa política pública.
O secretário executivo Marcelo Lima, do Pontão de Cultura Coletivo Derréis, diz que é um momento histórico para o movimento cultural paraibano em se tratando de organizar e fortalecer o fomento da cultura no estado da Paraíba por meio dessa política pública, a Cultura Viva.
No próximo dia 17 de janeiro em Patos, no Centro Cultural Amaury de Carvalho ocorrerá o 1º Fórum Regional dos Pontos de Cultura do Sertão, um dia de encontro com todos os Pontos e Pontões de Cultura do Sertão da Paraíba, para formalização da Rede Sertão Cultura Viva e eleição dos delegados do Sertão para a 6ª Teia Nacional e 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, como também escolher as propostas para a elaboração do Plano Nacional. A Teia Estadual de Cultura Viva, vai ocorrer em Campina Grande, nos dias 26,27 e 28 do próximo mês.

