A Praça Central de Mãe d’Água foi o ponto escolhido para mais uma escala cultural, desta feita trazendo o melhor da poesia popular, com grandes nomes da modalidade em todo o Nordeste do Brasil. Participaram do evento, neste domingo, 20 de julho de 2025, Ivanildo Vila Nova, Zé Carlos do Pajeú, Lázaro e Arnaldo Pessoa. A iniciativa é do professor Edmundo Nery, filho da região e radicado no sul do país que, por ser amante da cultura nordestina, realiza, anualmente, uma turnê com nomes de destaque em nossa região.
A Prefeitura Municipal de Mãe d’Água, através da Secretaria de Cultura e Turismo, tem dado suporte a essas iniciativas. O prefeito Jucélio Pereira Moura, acompanhado da primeira-dama, Dra. Ires Nunes, acompanhou de perto a chegada dos artistas e apreciou a apresentação que destacou, entre outros nomes, Romano Caluete, um dos maiores representantes da cantoria de viola, que nasceu em 1835 e faleceu em 1891, existindo ainda parentes seus na terra que também é sua, a exemplo do poeta Edísio, Irene e Zé Cego. Romano foi o maior parceiro de Inácio da Catingueira, outro gênero que se tornou conhecido mundialmente.
Entre os motes chamativos, apresentados pela plateia, o que mais provocou curiosidade e risos fora sugerido por Welita de Santa Maria Gorete: “Se no Céu existir o casamento, eu não indo é favor que Deus me faz”. Ivanildo Vila Nova também foi motivo de homenagem através do Antônio Mota.
A próxima atração cultural de Mãe d’Água é o João Pedro, no próximo final de semana: dia 24: Hudy Show e Gustavinho Na Vila Capoeira; dia 25: Cicinho Lima, Ranniery Gomes e Forrozão das Antigas em Santa Maria Gorete e dia 26, na sede do município: Os 3 do Nordeste, Fabrício Rodrigues e Magníficos.
« Voltar