Dando continuidade à programação da Semana da Luta Antimanicomial 2025, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na noite desta terça-feira (13) o Sarau “SUStentando Luta Antimanicomial”. O evento aconteceu no estacionamento do Bloco B da UNIFIP (Direito) e reuniu usuários e profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e da APAE em uma noite de arte, expressão e resistência.
Com apresentações de música, poesia e pintura, a atividade celebrou a potência criativa dos usuários dos CAPS Infantojuvenil, CAPS AD III (Álcool e Drogas) e CAPS II Adulto, que cotidianamente desenvolvem ações terapêuticas baseadas no acolhimento, no vínculo e na reinserção social. O sarau representou uma extensão desse trabalho, reforçando a importância de espaços onde o cuidado em saúde mental seja também cultural, afetivo e comunitário.
Essas ações fazem parte da programação da Semana da Luta Antimanicomial, iniciada na segunda-feira (12) com a abertura oficial no auditório Master da UNIFIP, e que segue ao longo da semana com oficinas interativas, podcasts e ações educativas em rádios.
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população sobre os direitos das pessoas com sofrimento psíquico e fortalecer práticas de cuidado em liberdade, longe do isolamento e da exclusão.