Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Terra de Jackson do Pandeiro passa a ser a capital do ritmo e do forró

Por Click PB   Quarta-Feira, 16 de Abril de 2025

O município de Alagoa Grande, no Brejo do estado, passa a ser considerada a partir de hoje (16), como a capital do ritmo e do forró na Paraíba. A informação consta em uma lei publicada na edição desta quarta-feira (16), do Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo a lei, proposta pelo deputado João Bosco Carneiro (Republicanos) e sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB), “fica classificada, como Capital Paraibana do Ritmo e do Forró, a cidade de Alagoa Grande, neste Estado”.

José Gomes Filho, o 'Jackson do Pandeiro'. (foto: reprodução/internet)
José Gomes Filho, o ‘Jackson do Pandeiro’. (foto: reprodução/internet)

Alagoa Grande é, entre outros pontos, conhecido por ser o município onde nasceu José Gomes Filho, o ‘Jackson do Pandeiro’. Jackson, um menino de origem humilde, trabalhava na roça na cidade do Brejo paraibano e fez carreira na música, desde a infância quando participava de cocos de roda.

Jackson ficou conhecido por canções como ‘O Canto da Ema’ e ‘Chiclete com Banana’, expondo a riqueza da cultura do Nordeste para todo o país.

Em Alagoa Grande, uma das homenagens ao filho ilustre nascido em 31 de agosto de 1919 é um portal em formato de ‘pandeiro gigante’ na rodovia PB-079.

| Veja detalhes da lei 13.640/2025:

(foto: reprodução/DOE-PB)
« Voltar

Veja também...

COMIDA RARA

Festival Gastronômico de Matureia inicia nesta sexta (17) indo até novembro com pratos irresistíveis

Publicado em Sexta-Feira, 17 de Outubro de 2025
Festival Gastronômico de Matureia inicia nesta sexta (17) indo até novembro com pratos irresistíveis

TV 40 Graus

Click 40 Graus

FRANCIELLI FONTANA

Francielli Fontana: Um espetáculo de mulher!

Publicado em Domingo, 19 de Outubro de 2025
Francielli Fontana: Um espetáculo de mulher!