Artesão sãomamedense, Geolagens de Oliveira, mais conhecido por Geo, está entre os sete artistas populares homenageados no 39º Salão de Artesanato da Paraíba. O evento começou no dia 10 de janeiro, e segue até 2 de fevereiro, na orla marítima de João Pessoa, Tambaú.
Geo Oliveira é um artesão nato, psicólogo de formação. Filho dos saudosos, a mãe Terezinha de Oliveira e o pai Mizael Augusto de Oliveira – Seu Miza, o primeiro prefeito do município. Mora em João Pessoa, há décadas, e foi na capital paraibana que deu asas a sua arte.
Nessa 39ª intitulada “Qual o Seu Papel”?, vale ressaltar, os holofotes estão voltados para o trabalho desses artistas, que se utilizam do papel para a composição de suas peças.
Sobre o conterrâneo Geolagens
O artesão Geolagens de Oliveira aprendeu a olhar em sua volta o potencial que tem a cultura popular — observações que, mais tarde, virariam fonte de inspiração.
Do bordado, passou pela Arte Naif até chegar ao papel e dar vida ao maracatu, aos folguedos e a personagens do Sertão paraibano, como as moças velhas.
"Eu não sei fazer outra coisa a não ser estes personagens imaginários dos folguedos: Birico, Catirina, Mateus. E hoje eu uso o papel para dar vida a esses personagens, que para mim são universais", revela o artesão psicólogo.
Qual o seu papel?
"Eu acredito que o meu papel no artesanato é contribuir para fortalecer a cultura popular, para me aproximar cada vez mais das minhas raízes."
Onde encontrar Geo?
Geo trabalha no mercado de artesanato de João Pessoa, que fica localizado na Avenida Ruy Carneiro, 241, Tambaú. Mas atualmente está focado na programação cultural do Salão de Artesanato.
Veja também:
*39° Salão do Artesanato Paraibano
Tema: Qual o seu papel?
*Onde: Orla marítima de João Pessoa (estacionamento do Hotel Tambaú)
*Visitação: 16h às 22h (todos os dias da semana)
*Entrada: 1 kg de alimento não perecível