Compartilhe

Agentes culturais de Patos discutem implementação de políticas públicas

Por Assessoria    Sábado, 2 de Novembro de 2024


A Assembleia Popular da Cultura, promovida pelo Conselho Municipal de Política Cultural, foi realizada na noite da última quinta-feira (31) e contou com a presença de fazedores de cultura, artistas, profissionais da área e representantes de instituições culturais de Patos. O objetivo da assembleia foi discutir sobre a efetivação do Sistema Municipal de Cultura que, apesar da Lei ter sido aprovada em 2014, ainda não foi implementado o Plano Municipal de Cultura e o Sistema de Financiamento Cultural, componentes importantes para a efetivação do Sistema. 

Apesar de uma extensa pauta, a Assembleia destacou pontos importantes a serem levados em consideração pela Gestão Municipal, como: O reconhecimento do Conselho de Cultura como órgão consultivo e deliberativo ligado à gestão cultural, que tem como atribuição trabalhar junto a gestão no desenvolvimento da Política Cultural do município, promovendo a articulação entre a sociedade civil e o poder público. 

Além das questões relacionadas ao Sistema de Cultura, a Assembleia sugeriu a atualização no Calendário Cultural de Patos, o Mapa Cultural para criar um banco de dados sobre os segmentos existentes e assim contribuir com o Diagnóstico necessário para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, como também o levantamento do Patrimônio Cultural material e imaterial do município.

mural

Como resultado da Assembleia, os segmentos culturais presentes assinaram uma Carta Aberta, que será encaminhada ao Prefeito Nabor Wanderley onde pontua necessidades do setor cultural do município com relação às demandas relacionadas a cada segmento cultural, como também um apelo para que a Gestão Cultural cumpra a sua responsabilidade na Administração Pública e realmente represente tanto os interesses do poder público no desenvolvimento social, econômico e cultural do município, como os interesses da sociedade civil com a garantia do direito à cultura acessível e democrática.

Para Perla Alves, presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural, o município de Patos vem perdendo espaço e oportunidades no cenário cultural da Paraíba, por não termos uma SECULT atuante e qualificada para desenvolver a Política Cultural de Patos. Ela ainda ressalta que a necessidade de termos uma Gestão Técnica sobre as Políticas Culturais, trará ao município benefícios imensuráveis, pois a Política Cultural de Patos precisa avançar e se desenvolver de acordo com o nosso potencial produtivo e intelectual, pois a cadeia produtiva da cultura precisa ser entendida também nas dimensões econômica e social.

Além da Carta, será encaminhado ao Prefeito, uma minuta das Diretrizes, estratégias, metas e ações para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, construído pelo Ponto de Cultura Coletivo Derréis, que foi apresentado no início da atual gestão da SECULT, mas que não teve até o momento nenhuma discussão para a implementação do Plano.

Ao final, foi acatado pelo Conselho uma carta aberta com demandas elencadas de cada segmento representando na assembleia que será entregue ao prefeito Nabor Wanderley que tem sido muito atencioso com o movimento cultural de Patos.

« Voltar

MÚSICA

Lei garante repasse total de couvert artístico a músicos na Paraíba

RECONHECIMENTO

Biliu de Campina tem obra reconhecida como patrimônio cultural da PB

Veja também...

EDUCAÇÃO

STTrans realiza blitz educativa no Centro de Patos durante o Maio Amarelo

POLÍTICAS

Vereadora de Patos quer criação de políticas de inserção de mulheres de rua no mercado de trabalho

SAÚDE

Saúde de Patos imuniza internas e agentes de segurança da Penitenciária Feminina