Compartilhe

Mural artístico urbano transforma Rua Tiradentes, no Centro de Patos

Por Vicente Conserva - 40 Graus com Polêmica Patos    Domingo, 3 de Outubro de 2021


A arte expressa de diversos artistas de Patos para todos veem e poderem contemplar o talento de quem ama as artes e a cultura. Estamos falando do mural artístico urbano que foi inaugurado na tarde deste sábado, dia 02, o da Fundação Ernani Sátyro (FUNES).

A intervenção artística em via urbana mudou a paisagem na Rua Tiradentes e abriu a possibilidade de colorir também outras localidades na cidade de Patos.

O espaço de 26 metros, um verdadeiro paredão cultural e artístico, está localizado na Rua Tiradentes, centro de Patos, e teve a participação direta dos artistas plásticos Alex Souto, Alano Pereira, Aurélio Filho, Roberto Nascimento, Breno Barbosa e Frankleyson Brasileiro.

DSC_0926

De acordo com Adolpho Crispim, presidente da Funes, o mural começou a ser preparado no dia 19 de setembro de 2021 em homenagem ao centenário de nascimento do educador Paulo Freire.

A FUNES já havia dado início a um curso remoto de Introdução ao pensamento Freireano que contou com mais de 150 participantes.

O Programa FUNES CULTURAL também abordou os pontos principais da teoria do educador. A intervenção urbana tem como tema: Educação e Cultura Popular.

DSC_0965

De forma direta, a visão libertária dos agentes culturais fez homenagens a nomes da cultura local, nacional e internacional.

O cantor popular Derréis, que ainda está vivo, foi lembrado e está ao lado de Nilson Batista, o Nilsão, que já não está mais entre nós e sempre foi personalidade presente na FUNES.

A cerimônia de entrega do mural artístico contou com apresentações culturais. A atração principal ficou a cargo do sanfoneiro Lucas Silva e convidados. A apresentação aconteceu em praça pública na Rua Tiradentes.

Fotos: Jozivan Antero

« Voltar

CULTURAL

Pastel de carne com açúcar é tornado patrimônio cultural da Paraíba

NO SERTÃO

1º Workshop de produção de documentários em Malta foi um sucesso

Veja também...

BRASILEIRÃO

Escalação do Flamengo: time terá volta de titulares contra o Botafogo

NO SERTÃO

Homem é preso por estuprar a sobrinha durante cinco anos; vítima tem HIV após abusos

POLÊMICA

John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD