Professores da UEPB chegam a acordo e encerram greve após mais de 60 dias
Por Redação 40 Graus Sexta-Feira, 5 de Dezembro de 2025
Após mais de dois meses de paralisação, os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram encerrar a greve. A decisão foi aprovada em assembleia da categoria após uma nova proposta feita pelo Governo do Estado, resultado da reunião da mesa tripartite do dia 2 de dezembro. A greve ocorria desde o dia 22 de setembro.
Entre as propostas enviadas pelo governo no novo acordo com a categoria está a realização de um novo concurso público para o segundo semestre de 2026, que era uma das reinvindicações do comando de greve.
O retorno das aulas nos oito campi da UEPB deve ocorrer nos próximos dias. Também há alterações no calendário acadêmico, a ser divulgado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição.
De acordo com a nova proposta, o deságio de 40% no pagamento do retroativo das progressões de carreira foi mantido, com o parcelamento do restante do valor em 20 vezes.
Reivindicações
Conforme obtido pelo ClickPB, a greve reivindicou o pagamento do retroativo das progressões funcionais, a negociação da reposição das perdas salariais no total de 22,97% – acumuladas nos últimos 04 anos –, a recomposição do orçamento da universidade para 2026, a discussão da Lei de Autonomia (Nº 7643/2004), a realização de novos concursos para professora/o efetiva/o, a convocação das/os aprovadas/os – cadastro de reserva, e a instalação de uma mesa de negociação tripartite.