Compartilhe

Lula sanciona lei que cria Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais

Por Redação 40 Graus    Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2024


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira (28), a lei que institui o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais. A medida, publicada como Lei 15.035/2024, busca reforçar o combate a crimes sexuais, permitindo maior controle e consulta pública sobre os condenados por esses delitos.

De acordo com o texto, o cadastro reunirá informações de pessoas condenadas por crimes como estupro, estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes, exploração da prostituição e divulgação não autorizada de vídeos íntimos. A busca pública poderá ser feita pelo nome completo e pelo número de CPF dos condenados.

 Apesar de prever acesso público às informações, a lei dá margem à Justiça para restringir a divulgação dos dados, desde que devidamente fundamentado pelo juiz. Além disso, em caso de absolvição, os dados pessoais do acusado deverão permanecer em sigilo, assegurando a preservação de sua privacidade.

Estrutura do banco de dados

O cadastro será formado com base nas informações do atual Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro, ampliando seu alcance para outros crimes sexuais.

A sanção contou com a assinatura de integrantes do alto escalão do governo, como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e as ministras Aparecida Gonçalves (Mulheres) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania).

« Voltar

NO SERTÃO

Ação conjunta na Alça Sudeste busca ordenar uso do solo urbano em Patos

NA CONTA

INSS apresenta novo plano para ressarcir aposentados e pensionistas por fraude

Veja também...

NOVIDADE

Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

DE CHEGADA

Flamengo encaminha contrato do atacante irlandês do West Bromwich

EXPECTATIVA

Lula avalia que foi traído, mas reabrirá diálogo com Hugo Motta