Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Paraíba registra 11° doação de coração de 2025 e segunda em menos de 48 horas

Por Secom-PB   Domingo, 14 de Setembro de 2025

A Paraíba registrou sua 11° doação de coração de 2025 na manhã deste sábado (13), como divulgado pelo Governo do Estado.

O paciente doador do coração tinha 27 anos e morreu vítima de hemorragia subaracnóidea (sangramento na área entre o cérebro e os tecidos que o recobrem e protegem) associada a um aneurisma cerebral.

A doação só foi possível após a permissão da família. Logo depois da cirurgia de retirada, o órgão foi encaminhado rapidamente para o receptor, de 38 anos, que já aguardava no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação PB Saúde, em Santa Rita.

Segunda doação de coração em curto intervalo de tempo

Na última quinta-feira (11), a Central de Transplantes havia registrado a 10° doação de coração do ano. O ato de solidariedade partiu da família de um jovem de 22 anos, que autorizou também a doação do fígado e dos rins. Ao todo, quatro pessoas foram beneficiadas com a decisão.

A captação dos órgãos aconteceu no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Após a confirmação da morte encefálica, os familiares optaram pela doação e participaram do momento de despedida, marcado pelo “Cortejo da Vida”, uma homenagem em que profissionais de saúde formam um corredor humano e aplaudem o doador e seus familiares a caminho do bloco cirúrgico. A irmã do doador revelou que a doação era um desejo expresso em vida pelo jovem.

“Uma vez ele me falou que se tivesse oportunidade, ele não seria egoísta, porque se não tinha mais o que fazer, podia ajudar outras pessoas”, contou.

Os órgãos doados foram destinados a pacientes da Paraíba e de Pernambuco. Com essa doação, o estado alcança a marca de 157 transplantes realizados apenas em 2025. Apesar do avanço, mais de 800 pessoas ainda aguardam por um órgão na lista de espera.

A diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias, destacou a importância do gesto. “Cada doação representa uma nova oportunidade de vida para quem espera por um transplante. Esse resultado só é possível graças à sensibilidade das famílias e ao trabalho integrado de todas as equipes envolvidas no processo,” pontuou.

Somente neste ano, já foram registradas 29 doações de órgãos e 160 transplantes. Na lista de espera, 809 pessoas ainda aguardam por um transplante.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Duda Ferreira

Duda Ferreira: super ousada, exibindo suas curvas delirantes

Publicado em Domingo, 14 de Setembro de 2025
Duda Ferreira: super ousada, exibindo suas curvas delirantes