Lula anuncia programa de habitação para classe média; saiba como vai funcionar

Por Secom-Patos Quarta-Feira, 8 de Outubro de 2025
Como parte da programação alusiva aos 122 anos de elevação de Patos à categoria de cidade, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, relançou na manhã desta quarta-feira, 8 de outubro, o projeto “Novos Olhares”, dentro do Programa Saúde na Escola (PSE).
O evento de retomada aconteceu na Escola Municipal Zefinha Mota, no bairro Sete Casas, com a presença do prefeito Nabor Wanderley, do vice-prefeito Jacob Souto, do secretário de Saúde Leônidas Medeiros, da secretária de Educação Adriana Carneiro, e dos vereadores Lúcia de Chica Motta, Fátima Bocão e Jonatas Kaiky.
Criado em 2023, o Novos Olhares tem como objetivo identificar e corrigir precocemente problemas de visão entre os alunos da rede municipal, garantindo mais qualidade no aprendizado e no desenvolvimento das crianças.
De acordo com o secretário de Saúde, Leônidas Medeiros, o projeto retorna com um novo ciclo de atendimentos que abrangerá todas as escolas públicas municipais.
“Estamos relançando o projeto Novos Olhares, começando pela Escola Zefinha Mota. A partir daqui iremos voltar a todas as escolas municipais para realizar o exame oftalmológico de acuidade visual. Para os alunos que necessitarem de correção, levaremos a ótica até cada escola, para que escolham seus óculos e recebam a entrega no próprio ambiente escolar. É o compromisso e o cuidado da gestão do prefeito Nabor Wanderley com todos os alunos matriculados na nossa rede”, destacou Leônidas.
O prefeito Nabor Wanderley ressaltou a importância do projeto como ferramenta de inclusão e melhoria da aprendizagem:
“Ver bem é transformar o aprender. Foram mais de 40 escolas atendidas, mais de 1.500 exames realizados e mais de 900 óculos entregues às nossas crianças. Agora renovamos o compromisso de continuar investindo na transformação de vidas através da educação, oferecendo gratuitamente o exame e o óculos para que cada aluno tenha melhores condições de aprendizado. Educação é compromisso e responsabilidade do nosso governo”, afirmou o prefeito.
A aluna Ana Beatriz, da Escola Zefinha Mota, comemorou a iniciativa: “Eu tô achando uma boa ideia, eu tô amando, porque tem gente que precisa aqui. Meus colegas acharam legal, incrível e gostaram também.”
O projeto Novos Olhares também foi ampliado para além das escolas, beneficiando recentemente mototaxistas e taxistas do município. Ao todo, 305 profissionais participaram das consultas, dos quais 260 receberam gratuitamente seus óculos. Casos identificados com glaucoma, catarata e pterígio foram encaminhados para tratamento especializado.
Com o relançamento do projeto, a gestão municipal reafirma seu compromisso em cuidar da saúde ocular da população patoense, promovendo bem-estar, inclusão e melhores condições de ensino e trabalho.
Leônidas Medeiros - secretário de Saúde (Novos Olhares na Escola Zefinha Mota)
Prefeito Nabor Wanderley - Novos Olhares na Escola Zefinha Mota
Ana Beatriz - aluna da Escola Municipal Zefinha Mota