A demência por corpos de Lewy (DCL), diagnosticada no cantor Milton Nascimento e confirmada pela família nesta quinta-feira (2), é um dos tipos mais comuns de demência. Milton Nascimento, de 82 anos, já havia recebido diagnóstico de Parkinson.
O nome Lewy se refere a depósitos anormais de proteínas chamadas alfa-sinucleínas dentro dos neurônios. Esses aglomerados dificultam o funcionamento das células nervosas e são considerados a principal marca patológica de demências, como o Parkinson, por exemplo.
Essas proteínas alteram a comunicação entre os neurônios e afetam áreas ligadas à memória, ao pensamento, ao movimento e ao comportamento. Ou seja, comprometem funções cognitivas, motoras e comportamentais.
A DCL é a segunda forma de demência neurodegenerativa mais comum, depois do Alzheimer. Estima-se que a demência por corpos de Lewy esteja presente em cerca de 10% dos casos de demência. Existe também a demência vascular, que é a segunda depois do Alzheimer, mas esta não é considerada uma demência neurodegenerativa.
Parkinson e demência com corpos de Lewy
Ao analisar o cérebro do paciente, a doença de Parkinson e a demência com corpos de Lewy levam às mesmas características patológicas, explica a neurologista e pesquisadora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital Israelita Albert Einstein Jacy Parmera. Mas há particularidades de cada uma delas:
- doença de Parkinson: a demência ocorre depois dos achados motores e afeta mais a memória. É mais comum aparecer na faixa dos 65 anos, mas não é exclusiva do idoso, podendo atingir pessoas a partir dos 40 anos.
- demência por corpos de Lewy: primeiro aparece o quadro cognitivo e depois surgem as alterações motoras. Não afeta tanto a memória, mas sim as disfunções executivas. É mais senil, sendo mais comum a partir dos 70 anos. O paciente passa a ter mais desatenção, diminuição da velocidade de processamento, dificuldade da resolução de problemas e parkinsonismo associado (tremores). Outras características clínicas muito sugestivas são alucinações visuais, flutuações cognitivas e alteração do sono, chamada transtorno comportamental do sono REM. O paciente pode estar eventualmente muito bem e eventualmente muito mal.
Regra de um ano
Os médicos diferenciam a doença de Parkinson da demência por corpos de Levy usando a chamada regra de um ano:
“Se as alterações cognitivas surgirem antes do quadro motor ou até um ano antes do quadro motor, a gente considera Lewy. Se a demência surgir em mais de um ano depois do quadro motor, a gente considera doença de Parkinson. É uma diferenciação mais clínica, porque do ponto de vista anatomopatológico, elas representam a mesma doença”, explica Parmera.
A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum no mundo, atingindo cerca de 10 milhões de pessoas. Ela cresce mais do que a doença de Alzheimer, porque não acompanha a curva de envelhecimento populacional.
Estima se que cerca de 1,5% da população mundial acima dos 60 anos possa apresentar doença de Parkinson.
Tratamento sintomático
O tratamento para a demência por corpos de Lewy é feito com medicações também usadas para a doença de Alzheimer, como anticolinesterásicos e memantina.
Estes medicamentos, embora tenham sido desenvolvidos para o Alzheimer, às vezes melhoram até mais o quadro de demência por corpos de Lewy do que da doença de Alzheimer, segundo Parmera.
Para a parte motora, os médicos tratam com medicações que costumam ser prescritas para a doença de Parkinson. Esses remédios, como a levodopa, geram uma reposição dopaminérgica, aumentando os níveis de dopamina no cérebro.
Outras medicações com mais efeitos colaterais são prescritas somente para a doença de Parkinson e não para a demência com corpos de Lewy.
Os quadros neuropsiquiátricos de depressão e irritabilidade são tratados também com antidepressivos.
“De toda forma, é um tratamento difícil. Não tem cura. O tratamento é sintomático”, diz Parmera.
O desafio do diagnóstico
A revelação do diagnóstico de Milton foi feita pelo filho e empresário do artista, Augusto Nascimento, em entrevista publicada nesta quinta-feira (2) pela revista Piauí, e confirmado pelo g1.
O clínico geral Weverton Siqueira, que acompanha Milton há dez anos, relatou ter se assustado com a piora cognitiva e solicitou novos testes. Pouco depois, veio a confirmação do diagnóstico de DCL. Os familiares afirmaram que essa será a única comunicação à imprensa sobre o assunto.
Os primeiros sinais apareceram neste ano, quando percebeu lapsos de memória, olhar fixo e repetição de histórias pelo pai, além de alterações de apetite, segundo Augusto. O quadro levantou preocupação, levando a consultas médicas e a uma bateria de exames realizados em abril.
O diagnóstico da demência com corpos de Lewy é baseado em sintomas clínicos principais (alucinações visuais, flutuação cognitiva, parkinsonismo, distúrbio do sono REM) e biomarcadores, como DAT-SPECT, MIBG cardíaco, PET-FDG e EEG.
Como a doença de Parkinson e a demência por corpos de Lewy são muito parecidas, é muito comum um primeiro diagnóstico ser de Parkinson e depois mudar para Lewy, até pelo fato de o Parkinson ser mais conhecido.
Na comunidade médica, há especialistas que preferem tratar como duas doenças diferentes e outros que defendem tratar como uma única doença.
“Tem paciente muitas vezes que abre o quadro com parkinsonismo, com lentidão, com rigidez, tremores e depois o médico vai vendo que ele também tem um quadro cognitivo com alucinações e aí muda o diagnóstico para Lewy. Não é que o paciente tenha Parkinson e depois Lewy. Quando ele tem Parkinson, ele pode evoluir depois para a demência da doença de Parkinson”, explica Parmera.
O ator Robin Williams, que se suicidou em agosto de 2014, também sofria de demência com corpúsculos de Lewy (DCL). A viúva do ator, Susan Schneider, contou na época que ele também lutava contra o mal de Parkinson, depressão e ansiedade. Susan disse tê-lo encontrado uma vez com os músculos completamente rígidos e a cabeça ensanguentada porque tinha se chocado contra uma porta.
Prevenção
A demência com corpos de Lewy não tem causas genéticas, mas componentes genéticos podem aumentar a gravidade da doença.
A medicina entende que existem alguns riscos ambientais, como o uso de agrotóxicos, poluição ambiental, sedentarismo, obesidade e não cuidar de riscos cardiovasculares.
Por isso, a melhor forma de prevenir é com um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, atividade física e cuidado dos riscos cardiovasculares.
Milton Nascimento se aposentou dos palcos em 2022
Milton Nascimento se aposentou dos palcos em 2022, após a turnê A Última Sessão de Música, mas continuou ativo em participações musicais e foi homenageado em 2025 pela Portela, no carnaval do Rio, com o enredo Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol.

Milton Nascimento se despede dos palcos aos 80 anos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Z/m/8vC6pYR7y6mufOBnhJpQ/adobestock-855602930-1-.jpeg)
Demência por corpos de Lewy é a segunda forma de demência neurodegenerativa mais comum, depois do Alzheimer — Foto: Adobe Stock