Compartilhe

Câmara aprova projeto que pune escolas que recusarem matrícula de aluno

Por Agência Câmara    Quarta-Feira, 12 de Fevereiro de 2025


A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece sanções para as escolas que recusarem a matrícula de alunos em todos os níveis e modalidades de ensino, o que inclui as dos estudantes com deficiência. Essas sanções poderão ser de advertência, suspensão temporária de admissão de novos alunos ou suspensão da autorização de funcionamento ou do credenciamento da instituição de ensino.

O texto foi aprovado em Plenário nesta terça-feira (11) e será enviado ao Senado.

Segundo o Projeto de Lei 9133/17, do deputado Helder Salomão (PT-ES), as sanções serão aplicadas quando da ocorrência da recusa injustificada da matrícula e na reiteração dessa recusa. Ele lembrou que, atualmente, há muitas denúncias de recusa de matrícula sem justificativa. “Pela questão cultural e, principalmente, por causa do preconceito contra a pessoa com deficiência”, disse.

A relatora da proposta, deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), incluiu dispositivo que remete a um regulamento do sistema de ensino respectivo a definição do modo de aplicação das penalidades, as quais deverão ser de forma gradativa. Não estão descartadas outras medidas.

 

  •  
« Voltar

NA PARAÍBA

Cinco anos do decreto de calamidade da Covid-19 na Paraíba: o que mudou?

POLÊMICA

Enfermeiros passarão a prescrever medicamentos na Paraíba, mas com restrições

Veja também...

TRÁGICO

[VÍDEOS] Podador morre em Patos ao cair de árvore no Santo Antônio

LUTO

Morre o músico Beto do Acordeon, em Patos

NO SERTÃO

Capacidade do Terreiro do Forró será ampliada para mais 10 mil forrozeiros