Compartilhe

Comunidades rurais de Patos recebem módulos de plantação de pitaya

Por Secom-Patos    Quarta-Feira, 9 de Julho de 2025


A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, realizou, nesta quarta-feira, dia 9 de julho, a entrega de sete módulos de pitaya a comunidades rurais do município, ocasião em que foram contempladas famílias do Campo Comprido e Sítio Enjeitado.

O objetivo do plantio é o melhoramento da renda do produtor rural, em que a gestão municipal tem incentivado a plantação através de conhecimento e apoio nas comunidades, uma vez que a pitaya é uma fruta importante, de valor agregado bastante considerado e que oscila de R$ 30 a R$ 50/quilo.

"Os agricultores têm essa oportunidade de melhorar sua renda através desses plantios. E a secretaria de agricultura está aberta a todo esse conhecimento e incentivo para que esses produtores possam, cada vez mais, melhorar a sua renda", afirmou o secretário de agricultura, Willami Lucena.

A agricultora, Dona Francisca da Silva Sousa, do Sítio Enjeitado, foi uma das pessoas beneficiadas com a plantação, orientação e apoio da Secretaria. Ela manifestou sua felicidade em poder ter a novidade dessa cultura de pitaya em sua propriedade.
5 (5)

"Eu fico feliz, graças a Deus fui contemplada com essa nova etapa, porque já conheço agricultores amigos que há um tempo receberam o programa, já plantam e disseram que têm uma renda. Então, fico feliz porque daqui a um ano eu vou ter essa renda", comemorou.

Iere Caindre é Engenheiro Agrônomo do município e explicou que a pitaya utilizada é costa rica ou roxa do pará que é uma variedade autopolinizante, ou seja, em que o agricultor não precisa fazer a polinização manual. "Então, a variedade por si só faz essa polinização. A gente tem uma expectativa de 120kg já no primeiro ano, por módulo/por família", explicou o engenheiro.

Os módulos de plantação de pitaya referem-se aos arranjos e espaçamentos utilizados no cultivo da planta, levando em consideração fatores como o tipo de tutoramento e a necessidade de espaço para o desenvolvimento da planta e suas raízes.

Outra data será marcada para ocorrer mais entregas de módulos a outras famílias das comunidades rurais de Patos.

« Voltar

NA PARAÍBA

Menino com autismo cai em poço de mais de 10 metros e é resgatado por bombeiros

EDUCAÇÃO

Prática educativa do Procon/Patos é selecionada para a 22ª Edição do Prêmio Innovare

Veja também...

TRÁGICO

Caminhão e caminhonete colidem no loteamento Cidade do Sol, em Patos

NO SERTÃO

Décio diz que respostas concretas do Executivo foram os destaques do primeiro período legislativo

NO SERTÃO

Fatima Bocão avalia que 1º período legislativo foi marcado por importantes audiências públicas