Prestes a abrir, Policlínica da Segurança Pública estima 4 mil consultas por mês na Paraíba
Por Camila Bezerra - Click PB Sexta-Feira, 5 de Setembro de 2025
A Policlínica Integrada da Segurança Pública (POINSP) está prestes a abrir as portas em João Pessoa e deve revolucionar o atendimento a estes profissionais tão essenciais ao cotidiano dos paraibanos. O coronel Jales Meneses, diretor-geral da POINSP, detalhou as expectativas para o início dos atendimentos, que devem acontecer até o mês de outubro.
De acordo com o coronel Jales, serão oferecidas mais de 30 especialidades médicas, além de atendimentos na área de odontologia, psicologia, nutrição e exames laboratoriais e de imagem. “estamos contabilizando em torno de 18 mil exames/mês para os profissionais. É uma unidade especializada e de grande porte”, detalhou. O diretor-geral da POINSP ainda revelou que a gestão já trabalha com previsão “em torno de 4 mil consultas médicas por mês, isso sem contar a parte de nutrição, atendimento psicológico, programas e ações que também estarão sendo desenvolvidos por essa estrutura”.
Uma das novidades anunciadas esta semana é a aquisição de um tomógrafo para a Policlínica da Segurança Pública. Como detalhou o coronel Jales Meneses, “com essa parte de exames, vamos ter tomógrafo, ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografia. Um leque de exames que está sendo ofertado”.
O principal objeto da Policlínica, de acordo com o diretor-geral coronel Jales Meneses, é cuidar do principal recurso da Segurança Pública: o ser humano. “Esse olhar diferenciado é o grande diferencial de todo esse projeto, que é olhar para a pessoa, para o ser humano. Quem está ali por trás daquela farda, quem está ali por trás daquela missão”, ressalta. O coronel Jales ainda aponta que este é um projeto duradouro que foi pensado para ser sustentável. “O nosso foco principal é o cuidado com esse profissional de segurança pública. Porque se a gente consegue prestar um serviço de qualidade para que evite ou diminua o absenteísmo, por questões de saúde, nós teremos aquele profissional mais constantemente nas ruas e consequentemente um serviço de prevenção contra a criminalidade mais eficaz”.
Agendamentos
Para que todos os profissionais da Segurança Pública consigam acesso fácil à Policlínica, o coronel Jales Meneses contou que foi desenvolvido um software exclusivo para o agendamento de serviços. O diretor-geral da POINSP detalha que “todos os agendamentos serão online. Então, qualquer profissional, seja ele soldado, coronel, delegado, independente de sua patente, seu posto, independente de quem seja, terá acesso àquelas vagas que estarão disponíveis no seu celular”.
O coronel comemora que a nova forma de agendamento vai possibilitar mais acessibilidade aos profissionais da Segurança Pública. “Vai estar disponível aquele número de vagas e qualquer profissional vai pegar seu celular e fazer seu agendamento na data prevista para o que foi definido anteriormente”, comenta.
Atendimento
Apesar de a Policlínica Integrativa da Segurança Pública estar sediada em João Pessoa, os profissionais da Segurança Pública em todo o estado da Paraíba poderão ser atendidos. O coronel Jales Meneses enfatiza que o atendimento será feito “independente do seu local de trabalho”.
No entanto, o diretor-geral da Policlínica já antecipa que existem planos de expansão. “A gente ainda está querendo ampliar cada vez mais. Um dos nossos planejamentos é que a gente consiga chegar àquele profissional que está na cidade mais distante do estado, que seja através do atendimento online, que seja num dia especial que a gente traga esse profissional, ou até mesmo que a gente consiga ir até ele onde quer que ele esteja dentro do território do nosso estado”, destacou o coronel Jales Meneses, pontuando ainda que “o importante é que todo profissional terá acesso à nossa estrutura”.
O prédio com mais de 1.000m² e três pavimentos fica localizado na Rua Borja Peregrino, nº 210, no bairro da Torre, em João Pessoa. A unidade oferecerá atendimento exclusivo a servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Detran-PB e seus familiares de primeiro grau. A POINSP foi criada pela Lei 12.640/2023. Cada órgão da Segurança Pública deverá atualizar os cadastros dos seus respectivos servidores e dependentes deles.