PB Saúde convoca mais 140 aprovados em concurso, totalizando 571 profissionais chamados

Por Secom-Patos Sábado, 21 de Junho de 2025
A Prefeitura de Patos iniciou, nesta quinta-feira (19), uma nova edição da ação socioambiental que apoia diretamente os catadores e catadoras de materiais recicláveis da cidade durante o São João 2025. A iniciativa é resultado da parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, a ASCAP (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Patos), a empresa Ambev e os projetos “Boraí Catador” e “Solos”.
Com estrutura completa, a ação garante condições dignas de trabalho para os catadores, incluindo entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), local de descanso, banheiros, pontos de pesagem do material e refeições diárias — uma iniciativa conjunta da Prefeitura, da Collab e da Solos. Cada catador receberá uma diária no valor de R$ 170,00, com possibilidade de bonificação de até R$ 30,00 ao atingir a meta de 600 a 800 kg de material coletado.
“Assim como no ano passado, buscamos construir um São João mais sustentável, garantindo apoio completo aos catadores, com respeito e dignidade. A Prefeitura de Patos entra com estrutura e articulação, e nossos parceiros ampliam o impacto social e ambiental da coleta seletiva”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Alex Mendes.
A ação é fortalecida pelo projeto “Boraí Catador”, uma iniciativa da Ambev voltada à capacitação e valorização da categoria, e pelo projeto “Solos”, que atua com foco na educação ambiental e sustentabilidade. Segundo a supervisora logística da Solos, Laila Suerdiec, a proposta é ampliar a participação da população e incentivar a coleta seletiva durante todo o período junino.
“A gente está super feliz de realizar essa ação novamente. Acreditamos que o envolvimento de todos é essencial. Com apoio da Prefeitura, conseguimos aumentar os volumes, gerar renda e ampliar o impacto social e ambiental da coleta”, afirmou.
A ASCAP, que há quase duas décadas atua em Patos promovendo inclusão produtiva e cidadania, segue como elo fundamental nessa rede de cooperação. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com um São João mais consciente, humano e sustentável.
« Voltar