Patos registra 14 batidas em postes de janeiro a junho de 2025; na Paraíba são mais de 300
Por Redação 40 Graus com G1 Paraíba Segunda-Feira, 1 de Setembro de 2025
A cidade de Patos, no interior da Paraíba, é a décima cidade em números de batidas de postes. São 14 no total em seis meses.
Já a Paraíba registrou 324 batidas de veículos contra postes da rede elétrica entre os meses de janeiro a junho de 2025. O número representa um aumento de quase 5% em relação ao mesmo período de 2024, e acende o alerta para os riscos à segurança da população e os impactos causados por esse tipo de acidente.
Confira o ranking das dez cidades e as regiões metropolitanas com o maior número de acidentes no ano de 2025, de acordo com o levantamento realizado pela Energisa:
- João Pessoa - 73
- Campina Grande – 55
- Mamanguape - 33
- Esperança - 30
- Sousa - 30
- Monteiro - 27
- Guarabira - 23
- Catolé do Rocha - 22
- Itabaiana – 14
- Patos - 14
Caminhão derruba postes e deixa bairro do Bessa sem energia
Conforme regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o custo pelos danos causados, incluindo a substituição das estruturas avariadas, sejam elas postes de energia, transformadores ou condutores, deve ser cobrado do condutor do veículo causador do sinistro.
Casos de batidas contra postes de energia provocam riscos à vida das pessoas envolvidas no acidente e ainda causam a interrupção do fornecimento de energia, o que afeta residências, comércios, escolas e hospitais, além de causar transtornos no trânsito.
A gerente de manutenção e construção da Energisa, Danielly Formiga, explica que batidas contra postes de energia dão lugar a uma série de problemas técnicos que demandam tempo e mão de obra especializada.
“Em alguns desses acidentes, há grandes transtornos no fornecimento de energia, pois não se trata apenas de substituir o poste. Há situações em que toda a rede precisa ser reconstruída, um trabalho complexo que exige tempo, equipamentos e mão de obra especializada”, explica.
O que fazer em casos como esse
Em casos de batidas contra postes de energia, o recomendado é que motoristas, passageiros, pedestres e moradores da região fiquem atentos à possibilidade de haver cabos energizados no chão ou em cima dos veículos.
O condutor deve permanecer no veículo e acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Energisa e o Corpo de Bombeiros, para o caso de haver cabos sobre o veículo ou próximos, com o risco de choque elétrico para as pessoas ao redor.
Em caso de urgências envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser avisada imediatamente para que os reparos sejam feitos de forma segura, por meio do 0800 083 0196.