Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Indústria têxtil e comércio varejista são destaques na economia de Itaporanga

Por Anna Barros/ Portal WSCOM   Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025

Com uma população de 24,7 mil habitantes e um Produto Interno Bruto de R$ 341,2 milhões, Itaporanga é o penúltimo município analisado pela série “Economia do Sertão”, do Portal WSCOM.

De acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2022, o número de empregados do município é majoritariamente ocupado pela administração pública, seguido pela indústria. Neste último, a fabricação de produtos têxteis é dominante. Além desses setores, outro que aparece expressivamente é o comércio varejista. Veja:

  • Administração Pública, Defesa e Seguridade Social: 67,1%
  • Comércio Varejista (Comércio): 9,9%
  • Fabricação de Produtos Têxteis (Indústria): 6,2%
  • Educação (Serviços): 2,6%
  • Construção de Edifícios (Indústria): 1,8%

Em relação à participação no PIB, alguns desses setores se repetem. Dessa vez, o setor de serviços lidera com 44,4% de valor adicionado, seguido pela administração pública (42%), indústria (9%) e agropecuária (4,6%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Empregos

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apotam que no primeiro semestre de 2025 (janeiro a junho), foram registratadas 413 novas admissões formais no município. No entanto, no mesmo período, 429 pessoas foram desligadas, gerando um saldo negativo de -16 trabalhadores. Os números apotam uma regressão quando comparado ao mesmo período de 2024, quando o saldo foi de 22.

No total, o município possui 2,8 mil empregos de carteira assinada, de acordo com o RAIS.

Por outro lado, o número de novas empresas está crescendo. Até junho deste ano, 15 novas empresas se instalaram em Itaporanga. Em 2024, o saldo do ano inteiro foi de 35 empresas.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

FERNANDA DADAM

Fernanda Dadam: um mulherão de tirar o chapéu

Publicado em Sábado, 9 de Agosto de 2025
Fernanda Dadam: um mulherão de tirar o chapéu