Hoje é o Dia do Encanador. Viva o trabalhador invisível, o carregador de mundos

Por Jozivan Antero - Polêmica Patos Quinta-Feira, 25 de Setembro de 2025
Ainda não se sabe o que levou Francisca Maria da Silva a deixar a casa naquela manhã de sexta-feira, dia 25 de agosto de 1987. Ela estava grávida de 8 meses e com 10 filhos ainda crianças e adolescentes quando tudo aconteceu e mudou completamente a vida de todos.
Na manhã deste domingo, dia 21 de setembro, a reportagem esteve na casa de uma dessas filhas que busca pela mãe. Ela reside no Conjunto dos Sapateiros, em Patos, e os irmãos foram até lá para receber a reportagem.
Sobre o dia fatídico, o relato é que o pai das crianças, Ercino Aureliano da Silva (em memória), havia saído mais cedo para trabalhar no mercado público como sempre fazia, mas naquele dia o desespero tomou conta de Ivonaldo, Maciel, Fabiano, Valdez, José, Reginaldo, Vando, Ana Lúcia, Maria de Lourdes e Josy. As crianças e adolescentes, hoje homens e mulheres, ficaram desolados e sem saber o que fazer diante daquele fato tão inexplicável para os inocentes.
A família é de Patos, e na época foram morar em Caruaru – Pernambuco para trabalhar.
Após a saída da mãe da casa, os filhos iniciaram uma busca que já dura mais de 35 anos pelo paradeiro de Francisca Maria. Eles relatam que nunca se esqueceram dela e existe uma saudade que dói na alma, pois a ausência de sua mãe causou mudanças que exigiram muita força da família simples.
Reginaldo Aureliano, de 54 anos, na época com 14 anos, lembra detalhes de quando a mãe foi embora naquela manhã. Ele disse que percebia a sua mãe angustiada e que podia estar enfrentando até uma depressão, mas no tempo não se tinha como saber ao certo.
Ele disse que a casa estava revirada e a sua mãe havia feito as malas provavelmente na madrugada, quando o marido tinha saído para trabalhar. Os irmãos ficaram sem entender e começaram a procurar pela mãe, onde poderia estar, no entanto, a busca só ficou mais desesperadora a cada endereço frustrado.
Como ela era de Patos e a família dela também era da cidade, os filhos decidiram vir procurar Francisca Maria e buscaram viver suas vidas na cidade natal.
Essa busca pela mãe nunca terminou e existe uma saudade materna que só quem é filho tenta explicar o que sente. De tempos em tempos existem novas tentativas e a procura por informações concretas para encontrar Francisca Maria, que hoje estaria com 75 anos. Os netos perguntam pela avó e os filhos choram no dia das mães.
Francisca Maria da Conceição nasceu em Patos no dia 22 de fevereiro de 1950.
Filha de José da Silva e Maria Tereza da Conceição.
Informações podem ser repassadas pelo telefone (83) 98644-1437