A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos em parceria com a Polícia Federal promoveu na sexta-feira, 09, uma palestra educativa dentro do Programa Guardião da Infância, com foco na defesa dos direitos das crianças e adolescentes e no combate à exploração sexual infantojuvenil.
O evento foi realizado na Escola Pública de Trânsito e teve a participação dos alunos do 8º ano da ECIM Monsenhor Manuel Vieira.
Durante a palestra, o agente da Polícia Federal, Freire destacou a importância do trabalho em rede para proteger a infância e orientou os jovens sobre a prevenção e denúncia de crimes como abuso, aliciamento e tráfico de menores.
“É uma forma de a gente buscar a aproximação com essa rede de apoio para que faça um trabalho preventivo no sentido de a gente tentar evitar ao máximo a questão da ampliação desses crimes. Principalmente os crimes voltados ao abuso sexual infantil juvenil. Então, a forma de alertá-los para que eles possam tomar os devidos cuidados”, comentou.
O Guardião da Infância é uma iniciativa é uma iniciativa da Polícia Federal que visa disseminar conhecimentos, principalmente, sobre prevenção ao abuso sexual infantojuvenil e noções de cibersegurança, por meio de atividades socioeducativas e/ou palestras em escolas e instituições congêneres.
O professor de história, Figueiredo, falou da relevância do momento para a formação dos alunos.
“A gente agradece à STTRANS e à Polícia Federal por essa abertura, de termos a chance de escutar, sair da sala de aula e escutar essas pessoas que estão preparadas para trazer temas tão importantes para os nossos adolescentes”, enfatizou.
O coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito, Major Leonides, ressaltou a parceria com a Polícia Federal que trouxe uma palestra importante para a disseminação de informações para a proteção das crianças e adolescentes.