A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Patos, por meio do Núcleo de Educação para o Trânsito em parceria com a Maravilha Motos, realizou nesta terça-feira, 06, uma blitz educativa como parte das ações do Maio Amarelo 2025. A iniciativa aconteceu na Praça Edvaldo Mota e teve como objetivo principal conscientizar motociclistas e demais condutores sobre a importância da responsabilidade no trânsito.
Com o tema "Desacelere. Seu bem maior é a vida", o movimento Maio Amarelo deste ano reforça a urgência de atitudes mais humanas e responsáveis nas vias públicas. Durante a ação, os condutores participaram de atividades com os óculos simuladores de embriaguez, além de orientações repassadas pelos agentes educadores de trânsito e representantes da Maravilha Motos sobre direção segura, uso correto do capacete, manutenção preventiva e respeito às leis de trânsito.
O coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito, Major Leonides, relatou que esta ação traz a questão da temática sobre o álcool e direção que traz diversas consequências para a sociedade.
“Precisamos trabalhar cada vez mais essa conscientização. Com isso, nós temos aqui dois óculos que simulam os efeitos do álcool no organismo de um condutor que ingeriu bebidas. Então, faz com que ele perca a percepção de tempo, de distância e de velocidade. A sua capacidade psicomotora fica totalmente alterada. Ele perde reflexo, ele perde a visão periférica que tem de lado. Então, tudo isso traz consequências graves para o trânsito”, comentou.
O instrutor de pilotagem da Maravilha Motos, Thiago Gomes, destacou a importância do engajamento do setor privado em campanhas de responsabilidade social.
“Esse tipo de blitz educativo é justamente para abordar esse piloto que é mais experiente e que está na rua conosco no dia a dia, para pilotar de maneira sempre adequada, usando capacete fechado, viseira baixa, calçado fechado, e orientando sempre a ele que é importante se comportar de maneira correta”, disse.
O Maio Amarelo segue com uma programação diversificada ao longo do mês, com palestras, ações nas escolas, mobilizações em vias públicas e atividades voltadas à promoção de um trânsito mais seguro e humano.
« Voltar