Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Justiça extingue ação em que Uber deve reconhecer vínculo empregatício

Por Agência Brasil   Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2025

Por unanimidade de votos, a 13ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região extinguiu ação civil pública em que a Uber havia sido condenada em 1º grau a reconhecer vínculo empregatício de motoristas cadastrados na plataforma, além de pagar multa de R$ 1 bilhão por danos morais coletivos.

Os magistrados não julgaram o mérito da ação e a extinguiram por entenderem que o autor da ação, o Ministério Público do Trabalho (MPT), não é a entidade legítima para defender os direitos individuais dos trabalhadores. Para a Turma, o vínculo empregatício deverá ser provado por ações próprias individuais de cada trabalhador.

O Ministério Público do Trabalho poderá recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Em nota, a Uber disse que a posição dominante da Justiça tem sido de apontar a ausência dos requisitos legais para caracterização de vínculo empregatício. “Ao extinguir a ação, a decisão da 13ª Turma reestabelece a justiça, pois o julgamento de primeiro grau contrariava a posição dominante da jurisprudência”.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Marcia Beiersdorf

Marcia Beiersdorf: Doce, sensual e encantadora

Publicado em Terça-Feira, 7 de Abril de 2026
Marcia Beiersdorf: Doce, sensual e encantadora