Divulgado resultado preliminar das entrevistas do processo seletivo da Zona Azul em Patos

Por Secom - Patos Terça-Feira, 14 de Outubro de 2025
A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS), segue com o trabalho de implantação do sistema rotativo pago de estacionamento, conhecido como Zona Azul, que será retomado em breve na cidade.
De acordo com o superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, o Núcleo de Educação para o Trânsito iniciou as ações de orientação e conscientização junto à população, informando sobre horários, formas de pagamento, gratuidades e demais regras do sistema.
“O Núcleo de Educação para o Trânsito iniciou o trabalho de orientação, tirando dúvidas e informando a população sobre como pagar a Zona Azul, os horários de funcionamento e quem tem direito à isenção. Um panfleto está sendo entregue aos motoristas no centro da cidade”, explicou.
Elucinaldo destacou que o trabalho também está sendo reforçado por meio da imprensa e das redes sociais, para que todos os condutores estejam cientes do retorno da Zona Azul. Ele informou ainda que a sinalização vertical está em fase final de implantação e que o processo seletivo para contratação dos agentes operacionais de cobrança também está sendo concluído.
O superintendente esclareceu que têm isenção da taxa de estacionamento veículos oficiais em serviço; taxistas e mototaxistas devidamente cadastrados e trabalhando em suas respectivas praças; veículos de emergência em serviço e todas as motocicletas, que estarão isentas da cobrança.
Já os idosos e pessoas com deficiência terão vagas garantidas, conforme determina a lei — 3% das vagas destinadas a idosos e 5% a pessoas com deficiência —, mas devem pagar a tarifa, respeitando a rotatividade no uso desses espaços.
O valor da Zona Azul será de R$ 2,00 por hora e haverá uma tolerância de 10 minutos gratuitos antes do início da cobrança. Após esse período, o motorista deverá efetuar o pagamento para garantir uma hora de estacionamento e poderá renovar o tíquete digitalmente.
O sistema contará com 22 agentes operando no centro da cidade, e o pagamento poderá ser feito via PIX ou em espécie.
“O principal objetivo da Zona Azul é garantir a rotatividade e a democratização das vagas, além de gerar emprego e renda, contribuindo para a organização do trânsito e melhoria da mobilidade urbana em Patos”, reforçou Elucinaldo Laurindo.