Moradores protestam e interditam PB-400 contra liberação de água do Açude Engenheiro Ávidos
Por Redação 40 Graus Terça-Feira, 11 de Novembro de 2025
Moradores de comunidades rurais e ribeirinhos que residem próximo a ponte do canal Caiçara da Transposição do Rio São Francisco, no trecho entre Cajazeiras e São José de Piranhas, interditaram a rodovia PB-400, na manhã desta terça-feira (11), nas imediações do Sítio Contendas, em protesto contra a liberação desordenada de água do Açude Engenheiro Ávidos, conhecido como Boqueirão de Piranhas.
Segundo os manifestantes, o reservatório está próximo do volume morto e lavouras que precisam de irrigação já foram perdidas por falta de água. Os agricultores afirmam ainda que, além do prejuízo, a situação tende a se agravar e prejudicar ainda mais os moradores e criação de animais com a falta de segurança hídrica.
Os moradores pedem uso controlado do manancial para que evite um possível colapso de Boqueirão de Piranhas, principal reservatório de Cajazeiras e região.
A mobilização prevê ainda o bloqueio da BR-230, entre Cajazeiras e Sousa, na próxima semana, caso a situação de insegurança hídrica permaneça no local.
O Portal entrou em contato com as instituições AESA, ANA, DNOCS sobre as soluções para o caso e aguarda o posicionamento para novas informações.