Ana Peixoto e Nael se reúnem com Hugo Motta e Nabor e levam demandas de Malta

Por Secom-Patos Domingo, 24 de Agosto de 2025
A cidade de Patos deu um passo importante para a inclusão social e educacional nesta sexta-feira (22) com a aula inaugural do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, integra as ações do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo, lançado pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com Diego Cabral, gestor do PBA em Patos, o momento é um marco para a cidade.
“Hoje estamos inaugurando aqui no Centro POP duas salas de aula para as pessoas em situação de rua. O programa tem a finalidade de oferecer alfabetização a quem ainda enfrenta essa realidade no Brasil. É uma alegria para nós, da Secretaria de Educação, ver Patos avançando ainda mais nesse processo, garantindo o direito de aprender para todos”, destacou.
A coordenadora do Centro POP, Lídia Fernandes, ressaltou a importância da ação no fortalecimento da cidadania dessa população.
“Dentro da semana alusiva à pessoa em situação de rua, abrimos nossas portas para o PBA. Essa parceria com a Secretaria de Educação fortalece a autonomia e os direitos de quem é, muitas vezes, invisível na sociedade. A alfabetização abre portas, inclusive para oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou.
Representando a Undime-PB, Ednalva Lima de Figueiredo Araújo explicou que o programa atua com foco no atendimento de jovens e adultos em diversas realidades.
“Coordenamos formações para escolas, presídios e também para o PBA. Hoje, com essa turma no Centro POP, buscamos oferecer uma oportunidade de transformação, pois o analfabetismo é uma escuridão quando você não sabe ler”, disse.
Já Graziellia Ferraz, formadora regional do Pacto pela Educação, reforçou o caráter pedagógico da proposta.
“O MEC está empenhado em erradicar o analfabetismo no Brasil. As formações que repassamos aos professores são baseadas em metodologias inspiradas em Paulo Freire, garantindo um ensino qualificado e inclusivo”, explicou.
Entre os beneficiados está Edivan Lima de Souza, usuário do Centro POP, que comemorou a chegada do programa.
“A alfabetização é um passo grande para a gente. É educação, é aprender a ler, escrever e, quem sabe, no futuro, conseguir um emprego”, disse, emocionado.
As aulas serão realizadas semanalmente, com dois professores responsáveis pelo atendimento direto aos alunos, em uma estrutura preparada especialmente para esse público. O município de Patos, que já possui o Selo Ouro de Alfabetização, reforça, com essa ação, seu compromisso de ampliar o acesso à educação e promover inclusão social.