Compartilhe

Centro de Referência Irmã Benigna realiza curso básico de libras no Dia Nacional do Surdo

Por Assessoria PMP    Terça-Feira, 27 de Setembro de 2022


A Secretaria Municipal de Educação de Patos e o Núcleo de Educação Especial e Inclusiva por meio do Centro de Referência de Atendimento Especializado Irmã Benigna, realizou, na noite desta segunda-feira, dia 26 de Setembro, o curso de libras básico para profissionais da educação.

O momento contou com a exibição de um vídeo com a interpretação, em libras, do Pai-Nosso, além do depoimento de Hannah Rosendo que é professora do Centro de Referência há 10 anos. Hannah é surda e disse que esse foi um dia para ficar na história.

“Muito importante esse dia 26 de setembro para a acessibilidade entre surdos e ouvintes. E a libras é muito importante, é uma língua muito importante para a nossa comunidade. Vinha a cobrança que não existia a lei, mas daí veio a lei bem antes, vinha a cobrança que não existia acessibilidade, mas depois da lei de libras, entre surdos e ouvintes há acessibilidade. E tem os intérpretes que vêm sempre nos apoiando em palestras, cursos, congressos”, comentou através de uma intérprete.
Até agora já foram formadas três salas de aulas do curso, além de uma fila de espera.

WhatsApp Image 2022-09-27 at 13.05.39

O evento ocorreu em alusão ao dia Nacional do Surdo celebrado em 26 de Setembro, assim como fez parte da programação do Setembro Verde/Setembro Azul. Prestigiaram o evento, a secretária de educação, Adriana Carneiro, a articuladora do Meta Aprender e coordenadora dos anos iniciais, Jesuíta Guedes, o líder do governo na Câmara, Sales Júnior, Coordenadora de Programas Educacionais, Suely de Sousa Lima, além do público alvo do curso.

A secretária de educação, Adriana Carneiro, comemorou a oferta do curso que, para ela, diminui a distância entre a comunicação do surdo com o ouvinte.
Já o vereador Sales Júnior, que prestigiou o evento, avaliou o evento festivo.

“Nós estamos aqui juntamente com a secretária Adriana, e o prefeito Nabor tem se esforçado para que avanços possam acontecer aqui no Irmã Benigna, sobretudo quando se trata dos surdos do nosso município. Nós temos defendido essa pauta na Câmara, de inclusão. Então, esse é um momento importante, um dia e noite lindos”, disse.

O Dia Nacional dos Surdos/Dia Internacional da Linguagem de Sinais/Semana Internacional dos Surdos tem como principal objetivo propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.
 

« Voltar

NA PARAÍBA

São Bento está entre as 3 melhores cidades em uso sustentável dos recursos naturais

OPORTUNIDADE

Alunos do Município de Malta são aprovados em cursos técnicos do IFPB e SESI e recebem parabéns da secretaria

Veja também...

NA PARAÍBA

Reajuste de mensalidade das escolas na Paraíba em 2023 será entre 10% e 15%

NA PARAÍBA

PF deflagra operação e cumpre 24 mandados contra facção criminosa na Paraíba

NA PARAÍBA

Chove em vários municípios da PB nas últimas 24h