Compartilhe

Zona Rural de São Mamede é beneficiada com construção de cisternas de placas em escolas

Por Assessoria    Sábado, 19 de Janeiro de 2019


A Prefeitura de São Mamede começou o ano intensificando ações na área rural do município. O primeiro destaque vai para a construção de cisternas nas escolas municipais do campo: na Elizeu Evangelista de Medeiros, do sítio Gatos, na Escola Serra Branca, da comunidade Serra Branca, na Severino Antônio Ramos, do sítio Angola e da Fazenda Verdes Pastos.

Essa iniciativa foi viabilizada em parceria com o Propac – Programa de Promoção e Ação Comunitária, da Diocese de Patos-PB, através do Projeto Cisternas nas Escolas, do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social).

As cisternas contam com filtro, em que a água da chuva passará antes de ser armazenada. Esta água será utilizada para o consumo em geral, como o preparo da merenda escolar, a limpeza e a criação de quintais de

Para as comunidades beneficiadas, as cisternas estão sendo construídas no tempo certo, tendo em vista o período de chuvas ter começado recentemente. Além disso, vão armazenar 52 mil litros de água, garantindo o consumo para todo o ano letivo.

Outra importante ação, a implantação do plano emergencial de perfuração de poços artesianos do Governo do Estado, via Procase (Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú), Empaer (antiga Emater), Orçamento Democrático (ODE) e a Gestão Municipal.

Desde 2015 que se esperava pela concretização desse plano. Nesse período, obedeceu aos trâmites necessários à sua viabilização, até atender aos municípios que compõem a proposta inicial.

Em São Mamede, por exemplo, nove comunidades serão beneficiadas: Gatos, Várzea Alegre Campo de Cruz, Roça, Jatobá e na área coletiva dos assentamentos Mundo Novo, Cágado e Belmont. Começando por Gatos, na propriedade do Sr. Severino Elizeu, onde o poço foi perfurado e vai assistir oito famílias da comunidade.

Além de poço artesiano, consta no projeto o cata-vento, kit irrigação, caixa d´água e o plantio de meio hectare de palma forrageira.

Já no sítio Olho D’Água dos Anísios, do Sr. Ronaldo de Medeiros, que fica na região de Baraúnas, registro da construção de um açude de médio porte. Utilizando o maquinário da Administração, com contrapartida do proprietário rural.

Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Agricultura segue fazendo o cadastro para o corte de terras, até o fim deste mês. Todos os agricultores inscritos vão ser contemplados com uma hora gratuita nesse serviço.

« Voltar

NO SERTÃO

Prefeitura de Catingueira vai gastar mais de R$ 140 mil com farda para os servidores

OPORTUNIDADE

Prefeitura de Patos abre Processo Seletivo para a contratação de profissionais da Educação

Veja também...

NA PARAÍBA

Delegado espera que publicização do inquérito possa ajudar na busca pelo corpo de Ana Sophia

NA PARAÍBA

Criança de 8 anos é atingida por golpe de foice atirada por vizinho

TRÁGICO

Quatro pessoas ficam feridas e BMW fica destruída após capotamento na BR-230