Mãe d’Água participa de projeto da Fiocruz sobre impacto das mudanças climáticas na saúde
Por Assessoria Quinta-Feira, 30 de Outubro de 2025
Desde o dia 28 e até 31 de outubro de 2025, os profissionais da Vigilância em Saúde participam com a equipe da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pesquisadores da Fiocruz da coleta de dados para o desenvolvimento do Projeto Harmonize, iniciativa de grande dimensão, que envolve municípios brasileiros e outros países, com o objetivo de coletar informações sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde.
O município de Mãe d’Água foi selecionado para fazer parte do projeto, e esta foi a segunda visita da equipe de pesquisadores à cidade.
No dia 28 de outubro, foram realizados sobrevoos com drones para a captura de imagens em pontos estratégicos do município, contribuindo para o mapeamento e análise de áreas de interesse. Nos outros dias, os profissionais da Vigilância em Saúde desenvolvem atividades na UFCG, onde participaram da apresentação de resultados parciais do projeto e realizaram um treinamento voltado a aprimorar sua atuação e contribuição para a pesquisa.

O projeto também está sendo desenvolvido em mais quatro países, reforçando sua relevância internacional. A Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Mãe d’Água, apoia e abraça essa causa, que busca gerar conhecimento e estratégias para melhorar os resultados em saúde frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

