Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, foi realizada nesta segunda-feira (28), no Auditório Paulo Bonavides, do UNIFIP, em Patos, a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, promovida pela comissão organizadora presidida por Gerlanny Guedes, com apoio da Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres e Diversidade Humana.
A conferência teve como objetivo discutir e formular propostas de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres em níveis municipal, estadual e federal. A palestra de abertura foi proferida pela advogada e professora Drª Danielle Marinho Brasil. Na ocasião do evento, ainda houve a leitura e aprovação do Regimento.
A mesa de abertura contou com a participação da secretária executiva Jéssica Oliveira, da presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Samara Oliveira, e da representante da sociedade civil Maria do Carmo Nunes Soares (Carminha Soares).
Segundo Gerlanny Guedes, presidente da comissão organizadora, a conferência foi construída a partir da mobilização para as etapas estadual e nacional. “Pensamos a conferência como um espaço de construção coletiva. Os quatro eixos temáticos nos permitiram debater propostas e desafios concretos que serão levados à conferência estadual, nos dias 1º e 2 de agosto, e posteriormente à conferência federal.”
Para a secretária Jéssica Oliveira, o evento representa uma retomada histórica da participação feminina nas decisões políticas locais. “Há mais de 10 anos não se realizava uma conferência como essa. Hoje, Patos se torna palco de um debate fundamental, com propostas que já apontam soluções concretas, como a criação de escolas permanentes para inserir mulheres no mercado de trabalho. É um passo importante para a efetivação do nosso plano municipal de políticas para as mulheres.”
A presidenta do CMDM, Samara Oliveira, também ressaltou a importância da mobilização coletiva. “Foi uma conferência rica em pautas e propostas. Ficou claro o desejo das mulheres de participar ativamente das decisões. Como dizemos: nada sobre nós, sem nós. Estamos contribuindo para políticas públicas em todas as esferas, e isso fortalece a luta por igualdade.”
Ao final do encontro, foram eleitas oito delegadas — quatro da sociedade civil e quatro da gestão municipal — que representarão o município na conferência estadual em João Pessoa, fortalecendo a presença de Patos no cenário das políticas públicas voltadas às mulheres.
Eixos abordados durante a Conferência:
Eixo I- A Política Estadual para as Mulheres: Avanços, desafios e o papel do Estado na gestão das políticas para as mulheres;
Eixo II - O Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: Propostas de Estrutura, interrelações, instrumentos de gestão, recursos, fundos, política nacional de formação, estratégias de institucionalização, regulamentação e implantação do Sistema de forma federalista;
Eixo III- Avanços e desafios dos instrumentos de avaliação das políticas de: na promoção a participação democrática, de criação e fortalecimento dos conselhos municipais e estadual dos Direitos das Mulheres;
Eixo IV - Políticas Públicas Interseccionais, Intersetoriais e Transversais para as Mulheres: Avanços e desafios no enfrentamento às violências de gênero, em suas múltiplas expressões, na garantia de saúde integral das mulheres, no mundo do trabalho, na promoção da autonomia econômica e financeira, na participação nos espaços de poder e decisão, na educação para a equidade com respeito às diversidades, no enfrentamento ao racismo e a LBTQIAPNbfobia, na garantia das políticas de sócio assistenciais e de seguridade social, no acesso ao esporte, lazer e na divisão justa do trabalho doméstico.