Teve início na manhã desta terça-feira (8), nas dependências da Escola Municipal Cícero Sulpino, a volta (em parte) das atividades relativas ao segundo semestre letivo da rede municipal de ensino de Quixaba.
O retorno aconteceu com a presença de professores e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, que, de maneira conjunta, trabalharam o projeto "Negociópolis", um jogo presencial e interativo, que tem o intuito de ajudar a desenvolver competências (para o presente e futuro) como autonomia, comunicação, empatia e pensamento crítico, para crianças entre 8 e 14 anos, respeitando diferentes níveis de desenvolvimento.
Nele, cada participante assume um papel de empresário ou consumidor, e durante 25 minutos, vivenciam situações reais de mercado, elaboram estratégias, tomam decisões e precisam se adaptar a mudanças.
A diretora Kercya Guedes, que acompanhou o corpo docente durante a atividade, reforçou a importância da união entre escola e professores para, por meio de atividades como essa, fortalecerem o protagonismo juvenil dos alunos, e construírem caminhos para um futuro mais consciente e autônomo.
"Essa proposta, que parece uma brincadeira, está preparando nossos educadores para desenvolverem, junto aos alunos, competências ligadas à educação financeira, empreendedorismo e tomada de decisões conscientes. Tendo por base a ideia de que o ambiente escolar ensina conteúdos essenciais, o Negociópolis também funciona como um exercício de aprendizado. Com isso, nossa comunidade estudantil só cresce, e reforçamos a importância do papel do professor nesse crescimento", destacou a diretora Kercya.