Amanhã, quinta-feira, 12 de junho, os municípios de Teixeira e Desterro, estarão no centro da agenda do programa "Caminho das Águas", com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. A comitiva do Governo Federal deve chegar por volta das 8h em Teixeira e visitará estruturas estratégicas do sistema hídrico regional que compõem a Adutora do Pajeú, uma das maiores obras de abastecimento do Nordeste brasileiro.
Em Teixeira, o ministro será recebido pelo prefeito Wenceslau Marques (PSB) e pelo vice-prefeito Jarbas Oliveira (União) durante a vistoria à Estação Elevatória 17, uma das unidades responsáveis por impulsionar o avanço da água entre os municípios beneficiados. A visita reforça o compromisso com o fortalecimento da infraestrutura hídrica que atende não só a Paraíba, mas também Pernambuco.
Já em Desterro, o ponto alto da agenda será a inauguração do Ramal da Adutora de Desterro, que integra o projeto da Adutora do Pajeú e também o Sistema Adutor Transparaíba – Ramal Cariri, coordenado pelo Governo do Estado da Paraíba. A comitiva visitará a Estação de Tratamento de Água do sistema local, onde ocorrerá o ato de entrega oficial. O prefeito Thiago Simões (Republicanos) e o vice-prefeito David Almeida (Republicanos) acompanharão a agenda.
Com cerca de 598 quilômetros de extensão, a Adutora do Pajeú tem capacidade para transportar aproximadamente 830,7 litros de água por segundo. A obra é executada pelo DNOCS com recursos do Novo PAC e representa um investimento de cerca de R$ 547 milhões, beneficiando 32 localidades nos estados de Pernambuco e Paraíba.
Na Paraíba, entre os municípios contemplados, estão Teixeira, Desterro, Maturéia, Imaculada, Cacimbas, Taperoá e Princesa Isabel, além de distritos como Pio X e Santa Luzia do Cariri. Já em Pernambuco, serão beneficiadas cidades como Serra Talhada, Triunfo, Floresta, Afogados da Ingazeira e São José do Egito.
A agenda faz parte da segunda fase do Caminho das Águas, que percorre os estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte com entregas, vistorias e anúncios de obras estruturantes que visam ampliar o acesso à água no semiárido, enfrentando os históricos efeitos da seca e garantindo mais dignidade à população.
« Voltar