Nos dias 27 e 28 de maio, Patos será palco da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, evento que promete reunir vozes importantes em torno de um debate urgente: como garantir mais equidade, participação e respeito à diversidade no processo de envelhecimento?
Com o tema “O Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência acontecerá no Centro de Treinamento da Diocese e deve atrair representantes do poder público, sociedade civil e, principalmente, pessoas idosas.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Joseny (Josa), destaca o momento como decisivo. “É hora da pessoa idosa ser protagonista deste processo de fortalecimento das políticas públicas”, afirmou.
A programação inclui apresentações culturais, discussões sobre temas como saúde, violência, participação social e financiamento das políticas para o público 60+, além da eleição dos delegados que representarão o município na conferência estadual.
Organizado pelo Conselho Municipal em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, o evento é apoiado pela Prefeitura de Patos e aponta para um novo compromisso: transformar a cidade em um espaço cada vez mais acolhedor e justo para quem envelhece.