Com apoio da Prefeitura Municipal de Quixaba, por meio da Secretaria de Agricultura, foi realizado na manhã desta sexta-feira (4), nas dependências do Ginásio Poliesportivo Municipal José Júnior (Juninho), o II Encontro de Agricultura em Quixaba.
Organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixaba (STTR), o encontro teve o objetivo de apresentar aos produtores rurais municipais as principais políticas públicas e oportunidades para o agricultor familiar no ano de 2025.
Dentre os principais temas debatidos, foram discutidas a importância da Contribuição Sindical e Reforma da Previdência, através de Dr. Jorge Luiz; o impacto das políticas públicas para a agricultura familiar, por Dr. Rogério Filho, advogado da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB); os benefícios do 'Desenrola Rural', programa que auxilia na quitação de dívidas, em explicação de Fábio Kléber, Gestor do Pronaf e operações de crédito do Banco do Nordeste; a capacitação dos participantes para aproveitarem as oportunidades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por Edna Ribeiro, coordenadora do Projeto Raízes da Esperança; e as dificuldades e lutas diárias dos homens e mulheres do campo, na fala de Caboclinho Ferreira, Presidente da FETAG-PB.
Allan Candeia, prefeito de Quixaba, acompanhado da Secretária de Agricultura, Taciana Soares, reforçou o apoio aos agricultores locais, e lembrou de quando esteve à frente da Pasta, participando do primeiro encontro, e os impactos positivos que foram produzidos por essa iniciativa em prol dos trabalhadores rurais.
"Até o ano passado, eu era Secretário de Agricultura, e vi de perto a luta de cada um de vocês. Vi também a importância da realização desse evento através do Sindicato de Agricultores aqui de Quixaba, e como ele serviu para nortear muitos produtores. Agora, na função de prefeito, asseguro que essas ações terão plena continuidade, porque elas trazem luz aos seus direitos e obrigações, além de representarem a oportunidade de excelentes negócios não apenas para quem produz para consumo próprio, mas para vender também", frisou o prefeito Allan.
O Encontro de Agricultura ainda promoveu uma exposição de alimentos produzidos através do Programa Agricultura Familiar, e contemplou os presentes com apresentação musical, distribuição de lanches e sorteio de brindes.