Compartilhe

Confira os pratos feitos com queijos de vaca e cabra no Festival dos Queijos de Soledade

Por Assessoria    Sábado, 18 de Setembro de 2021


Uma variedade de 15 pratos que contam com um ingrediente mais que especial, o queijo de vaca ou de cabra. Esse cardápio foi desenvolvido para o festival gastronômico que acontece dentro da programação do 1º Festival de Queijos de Soledade, que começou na quinta-feira (16) e termina amanhã (18), e podem ser encontrados em restaurantes, lanchonetes e food truck. Os preços variam entre R$ 5 a R$ 15.

Dentre as opções do festival estão a ‘Pamonha Riacho do Padre’, nome dado ao sanduíche de pamonha com queijo coalho. De acordo com o Clodomiro Dantas, criador do prato e dono da Lanchonete do Miro, um dos alimentos mais pedidos há 22 anos é a pamonha. “Decidimos colocar o queijo e deu certo. O povo sempre pede”, frisou, em conversa com o ClickPB.

Já o ‘Matutaia Sustante’ - sanduíche de carne de sol e queijo de cabra, pesto de cheiro verde coberto com queijo de manteiga - é de criação de Carlos Lourenço, dono do Restaurante São Lourenço e que também oferece hospedagem na cidade. “Geralmente a gente coloca queijo de cabra, carne de sol e queijo de manteiga derretido em cima, mas o carro chefe é queijo de coalho de vaca e de manteiga”, disse. 

Esse evento é uma realização da Prefeitura do município, com apoio do Governo Federal, do Sebrae e da PBTur. Além dos tradicionais queijos de manteiga e de coalho, os fabricantes de Soledade também estarão ofertando ricota, mussarela, queijo do reino e queijo minas. Soledade tem o 4º maior rebanho do animal da Paraíba. Os produtores dos laticínios passaram por uma qualificação, uma parceria da Prefeitura com o Sebrae, que aconteceu dos dias 8 a 10 desse mês na Estação Experimental da Pendência, sede da Empresa

Confira os pratos no Festival Gastronômico de Soledade

Matutaia Sustante

Um sanduíche de carne de sol e queijo de cabra, pesto de cheiro verde coberto com queijo de manteiga  (Restaurante São Lourenço)

Espetinho Macambira 

É um espeto misto de queijo de coalho de vaca com orégano (Bar da Galega) 

Cachorro Moxotó

É um cachorro quente recheado com carne, frango, salsicha e maionese de queijo de cabra com calabresa (Tigrão Cachorro Quente)

Berro Burguer 

 É um hambúrguer artesanal com fonduta de queijo de cabra e orégano, maionese de castanha, ketchup rústico de rapadura, cabelo glaceada e farofa de bacon (The Chef Burguer)

Pamonha Riacho do Padre 

Trata-se de um sanduíche de pamonha com queijo de coalho (Lanchonete do Miro)

Pãozinho Areia Branca

É um pãozinho recheado com queijo de manteiga (Panificadora São José)

Cabra da peste ou cabra de sol

 É feito de carne de sol com creme de queijo de cabra ao alho e jerimum (O Ribeirão)

Coxinha batata de umbuzeiro

É uma coxinha recheada com queijo de cabra cottage, alho e ervas.

Outros pratos do Festival

Francela no Pão - baguete de pão de macaxeira com queijo de coalho/vaca, cebola caramelizada, alface, tomate, cream cheese de queijo de cabra maturado ao vinho (Val França Empório)

Cabrioca de Leite - tapioca de queijo de cabra, banana e mel de rapadura (Churrascaria e restaurante Cariri)

Tapioca Cara Curta - queijo de cabra e doce de leite (Vitória Lanchonete)

Pastel Ordenhado - pastel trio recheado com queijo de cabra e de vaca, mussarela, tomate e manjericão fresco (El Lanches)

Ninho de Casaca de Couro - ninho de carne de sol na nata com queijo de coalho de cabra, acompanhado de purê de macaxeira, farofa de feijão macassar, lâminas de carne de sol, fatia de queijo coalho assado  (Restaurante Donna Maria)

Dueto Repartido - combinado de cubos de queijo de coalho de vaca e queijo de cabra recheado com pimenta calabresa empanado (Open Bar)

« Voltar

NO SERTÃO

São Mamede lança concurso de fotografia com ênfase para o potencial do turismo local

NO SERTÃO

Areia de Baraúnas realiza Conferência Municipal para discussão do Plano de Saneamento Básico

Veja também...

OPORTUNIDADE

Refis do ICMS é aberto e segue até o dia 30 de dezembro

APROVADO

TCE-PB aprova contas de 2015 da ex-prefeita Francisca Motta

MUDANÇAS

Novo decreto da Paraíba permite shows com 50% de público e exige comprovante de vacinação