Diamante e Imaculada estão na lista de cidades que não registram aplicação da vacina contra Covid-19
Por G1 Paraíba Terça-Feira, 2 de Fevereiro de 2021
Os municípios paraibanos de Diamante, Imaculada, Pilões e Pirpirituba não registraram a aplicação de doses da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a Covid-19, conforme nota divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira (2). As informações foram extraídas do sistema SI-PNI, para acompanhamento das fases de vacinação, atualizado às 15h12 da segunda (1).
Ao todo, os 223 municípios paraibanos receberam 97.926 doses da CoraVac e da vacina de Oxford, para a primeira fase da vacinação. No entanto, apenas 37.597 doses foram aplicadas, total que corresponde a 38,4% da quantidade distribuída.
Cidades da PB que não registram vacinação contra Covid-19
| Cidade | Vacinas recebidas | Vacinas aplicadas |
| Diamante | 92 | 0 |
| Imaculada | 150 | 0 |
| Pilões | 117 | 0 |
| Pirpirituba | 124 | 0 |
Fonte: SES-PB
Ao G1, a secretaria municipal de saúde de Imaculada informou que o sistema para alimentação dos dados apresenta lentidão e, por isso, houve dificuldade para o registro. Ainda conforme a SMS, 140 doses foram aplicadas.
O procurador do município de Pirpirituba, Danilo Rocha, informou que 54 doses já foram aplicadas na cidade e que esses dados já foram informados ao Ministério da Saúde. Ele não soube explicar por que os números não aparecem no balanço da Secretaria de Estado da Saúde.
O G1 também tentou entrar em contato com as prefeituras de Diamante e Pilões, para saber o motivo das campanhas de vacinação não terem começado, mas as ligações não foram atendidas até 13h50.
Em contrapartida, outros 17 municípios registraram a aplicação de mais doses do que o número recebido.
Cidades que registram mais doses aplicadas do que recebidas de vacina contra Covid-19
| Cidade | Vacinas recebidas | Vacinas aplicadas |
| Boa Ventura | 78 | 82 |
| Boa Vista | 103 | 104 |
| Cabaceiras | 120 | 126 |
| Damião | 69 | 72 |
| Desterro | 82 | 83 |
| Joca Claudino | 53 | 55 |
| Junco do Seridó | 91 | 95 |
| Livramento | 102 | 105 |
| Maturéia | 71 | 72 |
| Ouro Velho | 32 | 35 |
| Paulista | 206 | 207 |
| Pedra Branca | 50 | 54 |
| Santo André | 69 | 70 |
| São José de Caiana | 71 | 72 |
| São José de Princesa | 54 | 61 |
| São José do Brejo do Cruz | 46 | 47 |
| São Sebastião de Umbuzeiro | 75 | 81 |
Fonte: SES-PB
Ao G1, a secretaria municipal de saúde de Ouro Velho informou que houve um erro na alimentação do sistema e que apenas 32 doses da vacina foram aplicadas.
O G1 também tentou entrar em contato com as prefeituras de Boa Ventura, Boa Vista, Cabaceiras, Damião, Desterro, Joca Claudino, Junco do Seridó, Juru, Livramento, Maturéia, Paulista, Pedra Branca, Santo André, São José de Caiana, São José de Princesa, São José do Brejo do Cruz, São Sebastião de Umbuzeiro e Zabelê, para saber o motivo do registro de mais doses aplicadas do que recebidas, mas as ligações não foram atendidas até 13h50.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou na Paraíba no dia 19 de janeiro deste ano. A primeira vacinada no estado foi a enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, de 60 anos. Ela atua na enfermagem há 17 anos e trabalha há dez meses na linha de frente da doença, no Complexo Hospitalar Clementino Fraga.
A meta mínima a ser alcançada para vacinação, conforme a SES, deve ser de pelo menos 90% do público- alvo estabelecido pelo Programa Nacional de Imunizações.