O diretor do SAMU Regional de Patos, José João Albuquerque, destacou o trabalho do NEP (Núcleo de Educação Permanente), reforçando a importância do núcleo para a qualificação de profissionais da saúde e ações educativas junto à comunidade.
Segundo José João, o NEP tem atuado de forma exemplar, não apenas capacitando os servidores do SAMU, como também promovendo cursos e orientações sobre primeiros socorros em escolas e empresas da cidade. As atividades são conduzidas sob a coordenação de Danilo Nóbrega, que foi parabenizado pelo diretor pela “condução exemplar” do núcleo.
“Temos um serviço dentro do SAMU, que é o NEP, o Núcleo de Educação Permanente, com atuação essencial tanto internamente quanto em ações junto à sociedade. Esse trabalho alcança escolas públicas e privadas, empresas e, sobretudo, nossos próprios profissionais, com um calendário anual de capacitações”, explicou o diretor.
Ainda segundo José João, o planejamento anual do NEP é estruturado de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, que exige a realização e o envio periódico de relatórios sobre os cursos realizados. “Essas capacitações são fundamentais, inclusive porque sua ausência pode comprometer o envio de recursos ao SAMU. Os custeios que recebemos são justamente para garantir a qualificação e o aperfeiçoamento contínuo dos nossos profissionais”, pontuou.
O NEP se consolida, assim, como uma ferramenta estratégica para o fortalecimento do atendimento de urgência e emergência em Patos e região, promovendo conhecimento técnico e ampliando o acesso da população a noções básicas de primeiros socorros, que podem fazer a diferença em situações críticas do dia a dia.