Patos realiza III Congresso Intermunicipal de Saúde da Mulher, de 31 de outubro a 1º de novembro
Por Secom-Patos Segunda-Feira, 27 de Outubro de 2025
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se prepara para realizar nos dias 31 de outubro e 1º de novembro o III Congresso Intermunicipal de Saúde da Mulher, no Auditório Master da UNIFIP. O evento traz como tema central “Saúde da Mulher em uma Perspectiva Integral: os Caminhos da PNAISM no SUS” e tem como objetivo fortalecer a atenção à saúde da mulher em todas as fases da vida.
Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher, Marília Gabriela, o congresso foi planejado para oferecer uma abordagem completa sobre os cuidados à mulher, integrando políticas públicas, práticas assistenciais e reflexão crítica sobre avanços e desafios.
“Pensamos em uma temática que abrangesse a mulher como um todo. Este ano, o congresso traz como tema a saúde da mulher em uma perspectiva integral, dentro das políticas do SUS. A proposta é fortalecer essa assistência e promover uma reflexão sobre os avanços, desafios e perspectivas das políticas públicas voltadas para a saúde da mulher”, afirmou Marília Gabriela.
O evento é destinado a profissionais de saúde, gestores e estudantes vinculados à Atenção Primária à Saúde e às redes intersetoriais, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e educadores físicos. Durante os dois dias, os participantes terão acesso a palestras, oficinas e minicursos, com foco em aperfeiçoamento, atualização e troca de experiências exitosas.
Entre as atividades confirmadas estão:
- Atualizações do Pré-Natal de Risco Habitual, com o ginecologista Dr. Jefferson Michel;
- Vivendo as Sombras do Climatério, com o médico Dr. Ighor Cavalcan;
- Acompanhamento Integral da Mulher através dos Indicadores no SUS, com a enfermeira sanitarista Rakely Fernandes Araújo Marques;
- Caminhos para a Redução da Morbimortalidade Materna, com a obstetra Dra. Brenna Lucena Dantas;
- Acolhimento e Abordagem da Violência contra a Mulher na APS, com Jéssica Alexandre, secretária municipal da Mulher e Diversidade Humana de Patos.
O congresso ainda incentiva a submissão de narrativas diagnósticas e vivenciadas no contexto do SUS, permitindo que os participantes compartilhem experiências práticas, desafios e soluções que contribuam para o fortalecimento da rede de atenção à saúde da mulher.
A abertura oficial está marcada para o dia 31 de outubro, às 9h da manhã, e o evento seguirá nos turnos da manhã e tarde, oferecendo aos participantes uma gama de oportunidades de aprendizado e reflexão sobre a assistência integral à saúde da mulher.

