Ouvidoria da Saúde em Patos aproxima população dos serviços do SUS
Por Secom-Patos Quarta-Feira, 4 de Fevereiro de 2026
A Ouvidoria da Saúde Municipal de Patos completa um ano de funcionamento reforçando seu papel como um importante canal de diálogo entre a população e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço foi criado com o objetivo de ouvir os usuários, acolher sugestões, registrar reclamações e também valorizar, por meio de elogios, o empenho dos profissionais da saúde do município.
De acordo com a coordenadora da Ouvidoria da Saúde, Edjane Santos, a iniciativa tem apresentado resultados positivos e vem sendo cada vez mais procurada pela população. “A Ouvidoria foi criada para que a população tivesse um canal direto de comunicação. Não é apenas para reclamações ou denúncias, mas também para elogios e sugestões, que engrandecem muito o nosso trabalho e contribuem para melhorar o atendimento em saúde”, destacou.

Segundo Edjane, muitas demandas que chegam à Ouvidoria permitem identificar situações que, muitas vezes, não chegam diretamente à gestão. “A gente sempre está ouvindo a população para alinhar esses pontos e resolver problemas que talvez não chegariam até a gestão. Quando a população procura a Ouvidoria, é porque confia que as demandas serão encaminhadas e resolvidas”, afirmou.
Canais de acesso facilitam contato da população
A Ouvidoria da Saúde disponibiliza diversos canais de acesso para facilitar o contato dos usuários. Um deles é o sistema via WhatsApp, além do uso de QR Codes que estão afixados nas unidades de saúde e demais serviços, permitindo que o cidadão entre em contato de forma rápida e prática.
A população pode utilizar os seguintes meios:
- WhatsApp e telefone: (83) 99143-6472
- E-mail: [email protected].
- Instagram: @ouvidoriadasaudepatos
- Atendimento presencial: sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Av. Lima Campos, nº 1559, bairro Jardim Brasil, Patos-PB (saída para Campina Grande)
“Muita gente também nos procura presencialmente aqui na Secretaria de Saúde, o que mostra que a população está conhecendo e confiando cada vez mais no trabalho da Ouvidoria”, reforçou a coordenadora.