O curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, pela primeira vez, nota máxima do Ministério da Educação (MEC). A graduação foi avaliada com conceito contínuo de 4,96, e obteve a nota final 5, após visita técnica realizada em julho de 2025 no campus de João Pessoa. A conquista marca um novo patamar na história do curso, criado em 1951 e reconhecido em 1955.
A nota máxima do MEC levou em consideração a qualidade da infraestrutura física e pedagógica da UFPB. O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), onde os alunos desenvolvem a prática médica, foi um dos pontos destacados pelas comissões avaliadoras, assim como os laboratórios do Centro de Ciências Médicas (CCM). A equipe do MEC também analisou documentos, entrevistou professores, alunos e técnicos, e avaliou o novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC).
O PPC atualizado foi aprovado em junho pelo Conselho Superior da UFPB (Consepe). A proposta fortalece a curricularização da extensão, ampliando a carga horária de atividades junto à comunidade. “A gente está alinhado com as políticas nacionais, mesmo sabendo que o curso de Medicina é, por natureza, muito voltado para a extensão. Só que agora a gente vai dar uma visibilidade diferente no currículo do aluno”, explicou o coordenador do curso, Bernardino Neto.
A reitora Terezinha Domiciano celebrou o desempenho da universidade nas avaliações. “Temos uma equipe hoje muito focada em excelentes resultados para a UFPB. Tanto que dos 18 cursos avaliados na nossa gestão, não tivemos nenhum curso de conceito 3. Nós tivemos 50% com conceito 5 e o restante com conceito 4”, afirmou.
A vice-reitora Mônica Nóbrega e a pró-reitora de Graduação, Ana Cláudia Rodrigues, também participaram da celebração realizada no hall do CCM. “O que era possível ser feito para que a gente pudesse demonstrar para os avaliadores que, dentro de uma universidade pública, com cortes orçamentários, com os limites que nós temos, nós temos um excelente curso”, comentou Ana Cláudia.
Além da graduação em Medicina, os cursos de Gestão Pública e Ciências Atuariais também receberam conceito 5 do MEC. Já as graduações em Ciências Biológicas e Psicopedagogia foram avaliadas com nota 4. A próxima avaliação do curso de Medicina pela comissão federal está prevista para ocorrer dentro de três anos.
« Voltar