Peritos dizem que Governo do Estado descumpre lei ao pagar subsídio apenas para delegados
Por João Paulo Medeiros - JP Online Quarta-Feira, 21 de Janeiro de 2026
Peritos criminais paraibanos estão na 'bronca' com o Governo do Estado. Eles dizem que a gestão de João Azevêdo (PSB) não estaria cumprindo a Lei 9.082/2010, que estabelece a obrigatoriedade de vencimentos equivalentes para os peritos e delegados da Polícia Civil.
As reclamações aumentaram após um acordo firmado pelo Governo com os delegados que permite o pagamento de subsídio à categoria. Os peritos, agentes de investigação e escrivães, por enquanto, não tiveram o mesmo benefício.
Uma fonte ouvida pelo Blog relatou que com o subsídio os delegados irão passar a receber cerca de R$ 35 mil mensais, quase o dobro dos valores pagos aos peritos.
No fim da semana passada entidades da Segurança Pública protestaram em frente à Granja Santana, em João Pessoa. Eles pedem melhores salários. Já o Governo afirma que concedeu ano passado um aumento de 20% para a Segurança Pública.
Na próxima segunda-feira (26) algumas entidades que representam a Polícia Civil irão se reunir com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para discutir o tema.
Ao Blog, o procurador-geral do Estado, Fábio Brito, disse que "essa demanda dos peritos está judicializada". "E não há sentença. Ou seja, o processo está em primeira instância", afirmou.