Com a responsabilidade de promover o desenvolvimento econômico e social, a Prefeitura de Várzea tem criado oportunidade e investido na mão de obra qualificada, a partir do desenvolvimento do curso de costura industrial. A iniciativa, que acontece como resultado de uma parceria entre gestão municipal e o setor privado, tem beneficiado nesta primeira etapa 30 pessoas entre jovens e mães de famílias.
Maria Rosangela, de 50 anos, é uma das alunas participantes do curso e enfatiza que a oportunidade chegou em um momento importante para aprimorar o seu conhecimento e sonhar com uma oportunidade no mercado para melhorar a renda familiar. Ela revela que já possui habilidade com a prática da costura e que a abertura de vagas contemplando mães de famílias colabora com a mudança da realidade local. “É uma aprendizagem com chance de trabalho e com certeza vai melhorar. Que venham outras [iniciativas] para dar oportunidade também para mais pessoas”, disse.
No caso da jovem Girlânia Marinho, de 29 anos, a decisão de optar pelo curso se concentra na expectativa de conquistar o primeiro emprego. “Decidi fazer o curso pela chance de conquistar uma oportunidade de emprego formal, pois nunca tivemos muitas opções. Espero uma realidade diferente com essa experiência para desempenhar uma função e melhorar a minha qualidade de vida”, comentou.
O desenvolvimento do curso conta com uma carga-horária de 180 horas com atividades relacionando teoria e prática, capacitando os participantes para o mercado de trabalho com conhecimentos técnicos e específicos da área de costura industrial.
Ao destacar o projeto em execução com o apoio do setor privado, o prefeito de Várzea revela que a ideia surgiu da necessidade de criar uma nova perspectiva de crescimento econômico para o contexto local, a partir do processo de inclusão social. “Esse curso representa uma oportunidade concreta de inclusão social, especialmente o público de jovens e pessoas que sonham com uma chance de trabalho. É uma formação que abre portas para o primeiro emprego ou para a recolocação profissional, uma vez que temos muitas pessoas talentosas em nossa cidade”, disse Paulo Nóbrega.
Ainda de acordo com o gestor, o propósito é fortalecer o desenvolvimento de políticas públicas com foco no desenvolvimento econômico para atrair investidores e gerar novos ambientes de qualificação. “Nosso foco é criar oportunidades reais para a população de Várzea, conectando a formação profissional às demandas do setor produtivo. Temos o segmento da costura acontecendo agora, mas podemos buscar outras atividades depois. O importante é firmar parcerias para oportunizar o povo e criar essa perspectiva de independência financeira, a partir da renda”, pontuou o prefeito de Várzea.
Com a conclusão das atividades de formação da primeira turma do curso previstas para este mês de maio, a expectativa é de expandir o projeto com a formação de novos alunos e ampliar a disponibilidade de vagas.
« Voltar